Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Dezembro de 2011 às 07:33

    Imprimir


Ao tirar nome do cadastro de restrição, consumidor não apenas injeta dinheiro na economia como volta à posição de consum
Ao tirar nome do cadastro de restrição, consumidor não apenas injeta dinheiro na economia como volta à posição de consum
O índice de exclusão de nomes dos bancos de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/CDL Cuiabá) entre 1º e 25 de dezembro de 2011, comparado com o mesmo período de 2010 teve um salto de 9,13%. Isso significa que o número de pessoas que buscaram lojas para quitar e/ou renegociar suas dívidas aumentou sensivelmente.

A estimativa CDL Cuiabá é a de que 50 mil registros sejam tirados do banco de dados da ‘negativação’ até o final do mês. Na medida em que as pessoas se habilitam à tomada de crédito, o consumo volta a ser incentivado. Até novembro, no banco de dados do SPC/CDL Cuiabá o acumulado de inadimplência chegou a R$ 180,39 milhões.

Um dos fatores que motivaram este aceleramento é a campanha realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) em parceria com Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), “Tire Seu Nome do SPC”. Como explica o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, durante o ano todo a CDL observou um aumento da inadimplência e uma preocupação nacional com o orçamento das famílias, que pareciam desatentas com o planejamento do orçamento doméstico “e a alta de juros, por meio de medidas de contenção de consumo dada a inflação crescente”.

Gasparoto lembra que ao todo 37 mil registros foram excluídos dos bancos de dados do SPC/CDL Cuiabá nesta fase da campanha, que prossegue até o dia 31. “Lembro que os inadimplentes corram para renegociar ou pagar suas contas com desconto”.

O vice-presidente da CDL, Célio Fernandes, defende que não basta apenas se preocupar em quitar as dívidas e ficar com o nome limpo. “É importante que os consumidores façam autogestão de seu orçamento, diariamente, para evitar o superendividamento”. E alerta que a luta contra a inadimplência é uma iniciativa que deve partir de ambos os lados: consumidores - através do autogerenciamento de suas finanças - e dos comerciantes, por meio da concessão segura de crédito.

“É importante lembrar que os benefícios e facilidades para a exclusão dos registros ao SPC/CDL Cuiabá continuam. O consumidor só precisa procurar a empresa onde tem débito para que possa quitá-lo ou renegociá-lo”, ressalta Fernandes, aproveitando para fazer mais um chamado à população.

BENEFÍCIO - A Campanha “Tire Seu Nome do SPC” foi lançada no início do mês para estimular a quitação e renegociação de dívidas dos consumidores inadimplentes. “O que nós queremos mostrar este ano é que o nome é o maior patrimônio de uma pessoa. E esta chance de pagar suas dívidas não apenas para ter crédito novamente, mas de dispor de seu nome, sem negativações”, aponta o presidente da CDL, Paulo Gasparoto.

Nos últimos meses do ano é comum a utilização do 13º salário para pagamento de dívidas pendentes e usualmente as exclusões dos bancos de dados cadastrais aumentam. O número de exclusões de novembro em relação a outubro cresceu 17,51%. Em comparação a novembro do ano passado, o acréscimo foi de 5,11%. “No entanto, o crescimento de inclusões de devedores de outro lado foi preocupante durante a maioria dos meses do ano. Em novembro o número de inclusões ao SPC/CDL Cuiabá foi 45,52% maior que em outubro. No comparativo com o mesmo mês de 2010, a alta foi de 81,61%”.

Para Gasparoto, as medidas para conter a inflação não funcionaram integralmente e as pessoas continuaram consumindo, mas com altas taxas de juros, o que pode ter complicado o orçamento das famílias brasileiras. E coloca que quanto mais juros são cobrados do consumidor, menos ele tem dinheiro, ou seja, seu poder aquisitivo é reduzido. “Viver de pagar juros de prestações atrasadas é uma prática comum, contudo injusta para com o trabalhador”.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/63914/visualizar/