Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 27 de Dezembro de 2011 às 07:02
Por: Izabel Barrizon

    Imprimir


Passado o fim de semana do Natal, supermercadistas começam a contabilizar os lucros com as vendas. Em Cuiabá, o diretor da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Altevir Magalhães, estima crescimento de 3% no mês de dezembro e 9% para o ano. Ele acredita que os estabelecimentos do Estado seguem o crescimento registrado no país, apesar do ano ter apresentado retração com relação a 2010, devido à crise econômica em países europeus.

Alguns produtos sofrem elevação no fim do ano, mas em geral, os preços apresentaram aumento em menor escala, e segundo o diretor, a inflação no setor pode chegar a 6%. Além da inflação dos alimentos ser menor, outro fator atingiu a categoria, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, a competição.

O setor registrou a abertura de mais 10 lojas (atacado e varejo), que gerou maior competição de preços e produtos aos consumidores, observa Magalhães, que também administra a rede de supermercados Modelo. "Os clientes ganham mais em qualidade e preços, e nós temos que avaliar os métodos de vendas". O empresário analisa como um "bom Natal", mas prefere esperar para contabilizar com as vendas do Réveillon. " As famílias se reúnem no Natal, mas o que percebemos é que muitos deixam a cidade para viajar na semana seguinte".

Brasil ­ Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou em novembro, que o setor aguardava um faturamento de 15,6% nas vendas de fim de ano. A pesquisa registrou ainda que os supermercadistas aumentaram as compras de todos os produtos natalinos. Frutas nacionais da época representaram 16,3% de aumento e refrigerante 16,1%, sendo os produtos com maior percentual de encomendas. Os itens de menor crescimento nos pedidos foram peru, com 4,5%, e tender, com 3,9% em relação a 2010.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/64049/visualizar/