Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Dezembro de 2011 às 09:23

    Imprimir


O novo veleiro da organização ambientalista Greenpeace, Rainbow Warrior 3º, chegou ao porto de Barcelona (nordeste) no final da semana passada, onde foi recebido com festa por uma centena de pessoas em seu giro para celebrar os 40 anos da ONG.

A organização aproveita o périplo para agradecer as doações que permitiram financiar a moderna embarcação, avaliada em 23 milhões de euros.

  Albert Olivé/Efe  
Barco da ONG Greenpeace está aberto à visitação turística guiada em Barcelona, na Espanha
Barco da ONG Greenpeace está aberto à visitação turística guiada em Barcelona, na Espanha

Ao ritmo de rumba e salsa, ante uma centena de pessoas de todas as idades que agitavam bandeiras do arco-íris e cartazes de boas-vindas, o barco atracou ao entardecer no cais do Maremagnum.

"É muito importante para Barcelona fazer parte destas comemorações pelos 40 anos de uma ONG como o Greenpeace", declarou o vereador de Meio Ambiente de Barcelona, Joan Puigdollers.

O fato de o Greenpeace ter escolhido este porto "para esta comemoração confirma as fortes relações que [a ONG] mantém com a Catalunha e Barcelona", acrescentou.

À MOSTRA

Durante os nove dias que ficará em Barcelona, o barco poderá ser visitado pelo público, o que não havia acontecido em sua viagem inaugural pela Europa.

Além de visitas guiadas, em sua agenda consta um concerto de Rebeca Jiménez, oficinas de pesca artesanal para estudantes e um jantar sustentável para a tripulação, preparado pelo chef madrilense Diego Guerrero, ganhador de duas estrelas no guia Michelin.

A construção do Rainbow Warrior 3º contou com tecnologia "verde".

O veleiro, com 58 m de comprimento e capacidade para 32 tripulantes, navegará principalmente a vela para reduzir o consumo de combustível e usará o motor apenas quando for necessário.

Este novo Rainbow Warrior será "o único capaz de entrar em rios e portos de pouca profundidade", explicou a organização ambientalista.

"É o único barco a vela do Greenpeace e graças ao alto rendimento de combustível que seu design proporciona, será o principal barco das campanhas", acrescentou.

O primeiro Rainbow Warrior foi afundado em 1985 pelos serviços secretos franceses quando tentava impedir testes nucleares no Pacífico. O segundo foi um barco de pesca adaptado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65084/visualizar/