Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sábado - 17 de Dezembro de 2011 às 13:43

    Imprimir


O arquiteto finlandês Alvar Aalto (1898-1976) é tema do volume 16 da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas amanhã.

Considerado o último mestre do modernismo, Aalto é um dos ícones mais importantes da cultura arquitetônica finlandesa do século 20. Em 1957, recebeu a medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

Alguns dos trabalhos de maior relevância do arquiteto foram, por exemplo, o Auditório Finlândia, e o campo da Universidade de Tecnologia de Helsinque, ambos em Helsinque (Finlândia).

Ele também trabalhou como designer. Suas famosas cadeiras, como a Paimio, e seus cristais ganharam destaque internacional.

  Divulgação  
Villa Mairea, em Noormarkku, na Finlândia, do arquiteto Alvar Aalto
Villa Mairea, em Noormarkku, na Finlândia, do arquiteto Alvar Aalto

Uma das características dos projetos do profissional é o culto à natureza. Para ele, a arquitetura não deveria substituir a floresta ou a fazenda, mas ser um complemento a ambas.

Os projetos de Sunila (1936), de Muuratsalo (1953) e os centros de Oulu (1952) são exemplos dessa interação.

Nos primeiros projetos de Aalto, como a igreja de Muurame (1929), também é possível observar referências à tradição e à história finlandesa, que se misturam com a cultura clássica europeia.

Outra obra expressiva do finlandês é a Villa Mairea (1938-1939), uma casa aristocrática que foi um exemplo de como a mesma forma pode servir aos diversos estratos da sociedade e constituir uma espécie de tendência democrática da arte.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65144/visualizar/