Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Dezembro de 2011 às 17:29

    Imprimir


Após enfrentar um período de estagnação econômica provocada pelo fim do garimpo de diamantes, sua principal atividade até a década de 90, o município de Nova Marilândia vive atualmente uma nova realidade, experimentando um crescimento econômico e social que contribui inclusive com os municípios em seu entorno, que se beneficiam indiretamente da avicultura implantada na gestão do ex-prefeito José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que acabou atraindo também outros negócios que fortalecem a economia local, gerando emprego e renda as famílias.

A cidade tem sua origem na migração de pessoas para explorar o garimpo de diamantes, atividade iniciada na região desde o século XVIII, e que por longos anos atraiu sonhadores e movimentou o comércio, mas que a partir de um dado momento deixou um rastro de miséria e decadência, fazendo com que a classe política se movimentasse no sentido de transformar a triste realidade em que viviam. 

O nome da cidade é uma referência ao Ribeirão Maria Joana, que segundo relatos históricos é uma homenagem a uma mulher, chamada Maria Joana, que teria ajudado os garimpeiros por volta de 1958. Neste mesmo período teria chegado ao vilarejo o homem que mais tarde seria o fundador da cidade, Manoel Rodrigues de Araújo.

Esses relatos sobre a história da mulher que teria inspirado o nome da cidade são contraditórios, e outros afirmam se tratar de uma velha índia, que por tratar muito bem os garimpeiros, fora homenageada por estes ao batizarem o rio localizado a esquerda de uma antiga aldeia indígena, e as historias sobre essa mulher não acabam ai, outros afirmam que ela teria sido uma compradora de diamantes, ou uma capangueira, como se diz no jargão garimpeiro. Uma qualidade dessa mulher que se mantém intacta é a de que ela ajudava o povo do lugarejo de forma decisiva.

Logo, a área passou a ser conhecida por Garimpo de Maria Joana e tempos depois recebeu o nome de Marilândia, troca efetuada pelos ilustres cidadãos Alinor Luiz da Silva, Gerônimo de Moraes Cajango e José Pinto Ferreira, que obtiveram apoio e o “de acordo” do Padre Agostinho, que mais tarde seria o bispo de Diamantino. Alinor Luiz da Silva acabou sendo prefeito de Arenápolis, da qual o vilarejo pertenceu como distrito por muitos anos.

A Lei Estadual nº 704, de 15 de Dezembro de 1953, criou o município de Arenápolis, com território desmembrado do Município de Barra dos Bugres. A mesma Lei determinou que a sede municipal seria estabelecida na povoação de “AREIAS”, que passa a ser denominada Arenápolis, com foros de Cidade, sendo que, seus limites foram retificados pela Lei nº 370, de 31 de Junho de 1954, ficando Marilândia como seu distrito através da lei estadual nº 2069, de 14 de Dezembro de 1963.

Em 19 de Dezembro de 1991 foi criado através da Lei Estadual nº 5.900, o município de Nova Marilândia, incluindo-se o termo Nova, para diferenciá-lo de outro já existente no Estado do Paraná.

Hoje a cidade é administrada por Juvenal Alexandre da Silva, vice-prefeito por três mandatos, e eleito o gestor nas eleições de 2008, para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo então prefeito Cidinho.

Juvenal destaca que a cidade mudou radicalmente graças a dedicação e perseverança do governo municipal e da população, e hoje é um exemplo de superação e crescimento, sendo responsável inclusive pelo impulso na economia regional, movimentando milhões de reais.

“A cidade se transformou de maneira sólida e hoje oportuniza melhor qualidade de vida para seu povo. De modo que iremos comemorar 20 anos de emancipação com muita alegria e de uma nova história de sucesso” frisou Juvenal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65368/visualizar/