Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Dezembro de 2011 às 16:35

    Imprimir


O município de Santo Afonso se prepara para comemorar mais um aniversário de emancipação político administrativa no próximo dia 20 de Dezembro, quando completará 20 anos, após ser criado pela Lei nº 5.909, de 20 de dezembro de 1991.

Até a lei que criou o município, Santo Afonso era distrito de Arenápolis, desmembrados de Barra do Bugres. O ato de desmembramento de Santo Afonso de Barra do Bugres e o anexo a Arenápolis, se deu pela lei estadual nº 3785, de 30 de Setembro de 1976.

A origem histórica da cidade está atrelada aos antigos garimpos de Diamantino, em meio a ciclos de produção e abandono, sendo inclusive, no inicio do século explorado por seringueiros. O nome Santo Afonso é uma referência que se faz a um cidadão chamado Afonso, que segundo fontes orais era funcionário da Companhia de Telégrafos. Por muitos anos o local ficou conhecido por Afonso, mais tarde adicionou-se o termo Santo, ficando Santo Afonso.

Por volta de 1912 a localidade recebeu uma estação telegráfica, intermediária entre Parecis e Barra do Rio Bugres, instalada pela Comissão Rondon. Em 1940 José Gratidiano Dorileo possuía um barracão de zinco, destinado a depósito de látex. O lugar servia como ponto de referência para orientação regional da Serra de Tapirapuã. Por Santo Afonso passou a Coluna Prestes em 1927, a caminho da Bolívia.

O desenvolvimento teve maior impulso a partir de 1959. Questões fundiárias irromperam na região, tendo a Prelazia de Diamantino entrado com ação judicial em favor dos posseiros legais. Novo impulso migratório, em 1975, deu configuração a Santo Afonso.

O trabalho de emancipação da cidade teve inicio com o empenho do então vereador de Arenápolis, eleito como representante do distrito, hoje prefeito da cidade Silvio Souto, que trabalhou para sua emancipação ao mobilizar lideranças políticas locais e estaduais.

“Foi um período intenso em que comunidade e políticos se empenharam no objetivo de tornar o distrito um município e assim iniciar seu próprio caminho rumo ao desenvolvimento social e econômico” destacou Souto.

Silvio Souto fez questão de ressaltar que de lá para cá a cidade cresceu muito e hoje vive uma nova realidade, e que a emancipação trouxe inúmeros benefícios para a comunidade, principalmente no tocante a prestação de serviços como de saúde, educação e infraestrutura.

“ A presença do estado e do município enquanto gestão administrativa é maior que no período distrital, atendendo os anseios da população e promovendo o crescimento da cidade” salientou.

Na atualidade, Santo Afonso possui uma grande bacia leiteira e uma economia estável, com muitas pequenas propriedades e investimentos privados, bem como forte atividade de pecuária e agricultura.

A administração municipal vem realizando desde a última segunda-feira (12.12) eventos alusivos ao aniversário da cidade, e nesta quinta-feira (15) haverá uma solenidade de entrega de títulos de cidadão na Câmara Municipal, amanhã sexta-feira (16) um baile com a Banda Sandokan no Salão de Eventos e no sábado um costelão será servido para a população para comemorar a data






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65376/visualizar/