Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Dezembro de 2011 às 15:17

    Imprimir


As cidades de Poxoréu, Canarana e Sinop receberam o Prêmio de Qualidade Total 2011 (PQTA) da Associação dos Notários e Registradores Anoreg -BR, nas categorias ouro e bronze.

A edição 2011 PQTA contou com a participação de 125 cartórios de várias regiões do país dos quais apenas vinte cinco foram premiados na noite do dia 7 de dezembro, em Brasília, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Mostrando a qualidade do serviço prestado no Estado, o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Poxoréu, representado pela titular Maria Aparecida Bianchin Pacheco, foi agraciado com o 2º lugar na categoria ouro.

A pequena cidade de Poxoréu tem, hoje, o melhor serviço notarial do Brasil, certificado e auditado.

“De modo geral, a atividade exercida pelos Serviços Notariais e Registrais é pouco compreendida no Brasil em termos de sua relevância. Senti-me honrada por ter sido contemplada com o prêmio e pelo fato de mais dois colegas de cartórios do Estado de Mato Grosso terem conquistado prêmios também” pontua a registradora Maria Aparecida.

O 2º Serviço Notarial e Registral, de Canarana, representado pela tabeliã Cristina Cruz Bergamaschi, também abocanhou o prêmio ouro reiterando a qualidade do serviço em Mato Grosso. Além dos dois ouros, o Estado ganhou um terceiro prêmio, na categoria bronze, pelos serviços do Segundo Oficio Extrajudicial, de Sinop, representado pelo tabelião Silvio Hermínio. “Além do reconhecimento esse prêmio significa a divulgação, para todo o Estado e país da excelência nos serviços que os cartórios vencedores oferecem” salienta Cristina.

Além da característica essencial dos Serviços Notariais e Registrais, que é proporcionar segurança jurídica ao cidadão, ao Estado e ao Sistema Econômico, nos atos da vida civil, entre outras atribuições, é importante destacar que o sistema notarial e de registro exerce também a chamada função colaboradora, que consiste em serviços gratuitos prestados aos governos municipais, estaduais, federais e respectivos órgãos, tais como: fiscalizar o pagamento de tributos e colaborar com o fisco; prestação de informações jurídicas relevantes para processos judiciais e procedimentos administrativos; prestação de informações acerca dos investimentos de estrangeiros; colaboração em termos de urbanismo e meio ambiente no cumprimento da função social da propriedade; colaboração com o cadastro de imóveis rurais e urbanos e colaboração para redução de sonegação e fraudes.

Concurso

O PQTA 2011 destina-se a premiar os Serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos estabelecidos pelos padrões diferenciados de serviços estabelecidos na Norma Técnica da ABNT a que me referi anteriormente.

São três as fases do concurso: a primeira caracteriza-se por um questionário, cujas respostas podem levar a eliminação do concurso ou permitir que o cartório continue participando; na segunda, são feitos novos questionamentos; os cartórios que ultrapassarem essa fase, vão para a terceira e última, que consiste numa auditoria in loco, por profissionais credenciados pela ABNT, que apresentam habilidades técnicas para o ISO 9001.

DAA premiação ocorre nas categorias Ouro, Prata e Bronze e é concedida aos participantes que alcançam a pontuação estabelecida no regulamento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65389/visualizar/