Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Dezembro de 2011 às 13:13

    Imprimir


Trabalhadores da indústria com a meta de iniciar ou retomar os estudos tem a oportunidade de tornar o conhecimento um aliado para crescer profissionalmente. O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) abre em todo o Estado 2.900 vagas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de levar aprendizado e cidadania por meio da elevação da escolaridade em aulas de Alfabetização, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas diretamente na área de Recursos Humanos das indústrias ou nas unidades do Sesi-MT nas cidades de Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis. O Programa de Educação do Trabalhador é ofertado de maneira semipresencial, em salas de aula dentro do ambiente de trabalho, e também disponibilizado por meio da plataforma online SESIeduca. Somente este ano, o Sesi-MT formou mais de 500 trabalhadores entre 20 e 75 anos, incluindo egressos de trabalho escravo, de 52 indústrias distribuídas nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis, Pedra Preta, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Nova Olímpia, Denise, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Matupá.

Em Nova Olímpia, o trabalhador Aloísio Gonçalves, 53 anos, mecânico das Usinas Itamarati, voltou a estudar depois de quatro décadas fora da escola. Ele, que precisou parar os estudos para cuidar da família, se emocionou ao finalmente pegar o certificado de conclusão do Ensino Médio. “Sem saber ler e escrever trabalhei muito para garantir a educação de quatro filhos e com luta formei um advogado, uma enfermeira, um fisioterapeuta e uma administradora. Agora tenho orgulho de ter estudado e também quero chegar à faculdade. Vou realizar meu sonho de ser matemático!”, contou Gonçalves, que foi um dos alunos de uma turma de 260 trabalhadores da usina que se formaram na ultima segunda-feira (12/12).

Para o Sesi-MT, a parceria com as indústrias amplia possibilidades de levar conhecimento até o cotidiano dos trabalhadores de maneira simples e eficaz. A coordenadora de Educação da instituição, Rosa Maria Gonçalves de Brito, que compartilhou a emoção de dezenas de formaturas durante o ano, reforça que cada aula desperta o interesse dos trabalhadores pela leitura, construindo vivências positivas, competências e amizades. “Quando um aluno entende o poder transformador do conhecimento, aprende a importância da leitura, surge alguém comprometido com a educação. Eles se interessam em continuar os estudos, o que contribui para a valorização profissional deles e o crescimento das empresas onde atuam”, explica a coordenadora.

Entre as importantes conquistas para a formação do trabalhador, está também o desenvolvimento de ações articuladas entre o Sesi-MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que por meio do projeto Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), alfabetiza e ensina uma profissão à trabalhadores. A ação, que foi desenvolvida em 2011 dentro da construtora Santa Bárbara Mendes Jr formou 28 alunos e pretende ampliar o alcance para o próximo ano.

Em Mato Grosso, as 2.900 vagas disponíveis para Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão com inscrições abertas até fevereiro de 2012 e fazem parte do planejamento de ampliação da Rede SESI de Educação em todo o Brasil. Trabalhadores da indústria e dependentes podem participar gratuitamente. Mais informações sobre as matrículas pelos telefones (65) 3685 2311 – (65) 3611 1638 ou eja.educação@sesimt.com.br





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65413/visualizar/