Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 10 de Dezembro de 2011 às 18:06

    Imprimir


O consumidor brasileiro tem ido mais às compras, mas também tem encontrado maior dificuldade para honrar suas dívidas. Tanto que a inadimplência no varejo subiu pelo 10.º mês consecutivo em novembro. No mês passado, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) registrou alta de 9,46% no volume de calotes no setor, na comparação com novembro de 2010.

 

A inadimplência já é um mau sinal por si só. Mas pode ser ainda pior se implicar também um desaquecimento das vendas no curto prazo. "Nos preocupa a saída desse pessoal do mercado consumidor por causa do não pagamento de dívidas", disse ontem o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior.

O aumento do calote, segundo o empresário, já vem sendo sentido pelo sistema financeiro. "Apesar de a Selic (taxa básica de juros) ter caído, o juro ao consumidor subiu por embutir um risco maior de inadimplência", disse. Para ele, além da elevação do custo do dinheiro, o cenário internacional adverso dificultou o pagamento das dívidas. "A inflação também retirou muito da sobra de caixa que o consumidor teria para pagar prestações."

No acumulado do ano até novembro, o aumento do calote já é de 5,69% ante igual período de 2010. O quadro visto este ano é bem diferente do de 2009 e do ano passado, quando os brasileiros conseguiram colocar mais as contas em ordem e diminuir a taxa de inadimplência.
De outubro para novembro, o comércio viu alguma reação, com queda de 12,11% nos calotes.

Pellizzaro Junior acredita que a redução pode estar relacionada à preocupação dos consumidores em não se endividar demais por causa das festas de fim de ano. Também ajuda o pagamento do 13.º salário, já que muitos o aproveitam para limpar o nome. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65858/visualizar/