Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 18 de Outubro de 2013 às 08:16

    Imprimir


Quinze adolescentes foram detidos em Cuiabá durante uma operação da Polícia Civil. A Justiça emitiu 32 mandados de apreensão, dos quais 22 concentram-se na região sul da Capital, principalmente nos bairros Pedra 90 e São João Del Rey. Desses, 15 foram cumpridos e os demais estão sendo executados.

Os garotos respondem por atos infracionais equivalentes aos crimes de roubo, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de entorpecentes. Por serem considerados de maior potencial ofensivo, a polícia afirma que é alta a periculosidade dos suspeitos, grande parte reincidente.

Segundo o delegado Paulo Alberto Araújo, titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), os infratores cometeram crimes com uso de violência ou grave ameaça. “No caso do tráfico, são situações em que o tráfico foi mais elaborado, como o transporte por ônibus, trazendo a substância de outros Estados para Cuiabá. São casos em que encaixam as mulheres”, informou.

O delegado acrescentou que dos 32 mandados de busca e apreensão, ao menos nove são de adolescentes envolvidos com o tráfico. Araújo destacou que após as detenções, os adolescentes fizeram exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e, de imediato, foram entregues no Complexo do Pomeri.

Conforme o delegado, 60% dos adolescentes encaminhados à Delegacia do Adolescente são reincidentes na prática de atos infracionais. “Aqui na [DEA] identificamos o futuro marginal. Se a gente não consegue nada com ele até os 17 anos, aos 18 vai para a marginalidade e vai fazer parte da população de um presídio”, destaca o delegado.

Dados da Delegacia revelam que o número de jovens infratores envolvidos em crimes violentos é cada vez maior. “Os adolescentes são mais violentos, primeiro porque não têm tanto medo da Justiça quando o adulto, que sabe que a pena será majorada. O adolescente sabe que o máximo será 3 anos”, explica o delegado.

Muito dos mandados estão relacionados com processos que estão tramitando na Vara da Infância e da Juventude. De acordo com a polícia, parte dos adolescentes chegou a ser detida no socioeducativo, mas foi liberada após se comprometer a participar das audiências.

O problema é que eles deixaram de aparecer, o que resultou na expedição os mandados.

O delegado lembrou que o complexo socioeducativo não está recebendo infratores de outras Comarcas. “Em relação a Cuiabá, sem problemas. Todos serão encaminhados para o Pomeri assim que forem liberados pelo IML”, frisou.

Da operação, participam 15 policiais numa ação conjunta com a Polícia Militar.

No primeiro semestre de 2013, passaram pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), da Polícia Judiciária Civil, 334 menores que cometeram infrações na Capital, 20 a mais no mesmo período de 2012, que registrou 314 menores envolvidos em delitos. Entre os principais atos infracionais está o tráfico de drogas, porte de drogas para o consumo e o roubo. Este último cometido, na maioria, com emprego de violência, grave ameaça e arma de fogo.

Até o dia 30 de junho deste ano, a Especializada havia instaurado 843 procedimentos de investigação de ato infracional para apuração de crimes e contravenções penais cometidos por menores. (Com informações da assessoria)
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6631/visualizar/