Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Dezembro de 2011 às 14:26

    Imprimir


O vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) na câmara municipal de Várzea Grande apresentou projeto de lei que cria a Bolsa Reciclagem. Com a iniciativa, conforme o autor destacou pretende - se incentivar a utilização de materiais recicláveis, preservando os recursos naturais e também contribuir para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis. A ideia é conceder incentivo financeiro às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis que fazem segregação, enfardamento e a comercialização de papel, papelão e cartonado e reciclam plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo.

Em Várzea Grande, muitas famílias vivem da coleta de resíduos sólidos. O projeto de autoria do vereador Toninho do Gloria (PV) é considerado inovador, um estímulo às associações e entidades de catadores de resíduos sólidos.

O incentivo será concedido trimestralmente a cooperativas ou associações, sendo que 90% dos recursos terão de ser repassados aos catadores cooperados ou associados. O restante poderá ser utilizado no custeio de despesas administrativas, investimento em infraestrutura, aquisição de equipamentos, capacitação de cooperados ou associados, formação de estoque de materiais recicláveis, destacou Toninho do Gloria.

Toninho afirma que hoje, os catadores estão se profissionalizando cada vez mais e se firmam como nova classe social e profissional. Unidos em cooperativas que prestam serviços à comunidade em geral. Cada vez mais empresas procuram aliar práticas ecologicamente corretas com trabalho social e buscam estas cooperativas para formalizar parcerias para coleta de material recicláve. O que antes considerado lixo, hoje é amplamente disputado como insumo para produtos recicláveis, que vão desde as tradicionais latas à camisetas confeccionadas com material vindo do PET.

Em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães existem cerca de seis cooperativas de catadores que tentam, com muito custo, se organizar e obter estrutura básica para a coleta. A grande dificuldade é a falta de incentivos e de veículos para fazer o trabalho. Para dar auxílio a cerca de dois mil catadores que existem hoje em Mato Grosso foi criado o Fórum Estadual do Lixo e Cidadania, uma organização ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) que busca capacitar e organizar os profissionais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66525/visualizar/