Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 04 de Dezembro de 2011 às 23:22

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Moradores devem evitar manter água parada.
Moradores devem evitar manter água parada.

Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou que foram registrados 9.581 casos de dengue em Mato Grosso nos últimos 11 meses do ano. Seis mortes provocadas pela doença foram confirmadas e duas ainda estão sendo investigadas.

Sinop, a 503 km de Cuiabá, foi o município com mais casos de dengue registrados neste ano. Segundo a secretaria, foram notificados 1.994 casos. A capital do estado tem a notificação de 1.223 casos de dengue, sendo 19 de casos graves. Em Várzea Grande, foram noticiados 359 casos de dengue.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, Mato Grosso teve uma expressiva queda no número de pessoas doentes. Segundo a Secretaria de Saúde, de 1º de janeiro a 1 de dezembro do ano passado, foram notificados 42.891 casos de dengue no estado, sendo que este ano foram 9.581 casos.

Dengue tipo quatro
Segundo o superintendente de vigilância em saúde, Oberdan Lira, o estado de Mato Grosso mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4, que tem circulação em alguns estado do país. "Em Mato Grosso, ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo. O estado estendeu o alerta aos 141 municípios", comentou.

Medidas de prevenção
A Secretaria de Saúde recomenda as seguintes medidas de prevenção: manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. A população também deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver areia no recipiente, ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. E deve ser jogado no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66594/visualizar/