Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Outubro de 2013 às 13:05

    Imprimir


Horário de verão começa no próximo domingo (20) (Foto: Reprodução/TVCA)
Horário de verão começa no próximo domingo (20) (Foto: Reprodução/TVCA)

Em Mato Grosso, o próximo horário de verão, que vai começar no próximo domingo (20), deve economizar energia suficiente para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, por quase um ano. Segundo estimativa da concessionária de energia do estado (Cemat), com o adiantamento do horário normal em uma hora e meia, devem ser economizados 24.322,36 megawatts de energia até o dia 16 de fevereiro de 2014, quando se encerra o período. Quantidade suficiente para suprir o consumo de energia em Chapada por 11 meses.

Essa economia será decorrente das localidades abastecidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) que corresponde a 99,8% da energia distribuída no estado. Já no Sistema Isolado formado por apenas três localidades atendidas por pequenas usinas termoelétricas a diesel, que representa 0,2% da energia distribuída pela Cemat, a previsão de economia é de 21,78 megawatt. Com o horário de verão, essas usinas deixarão de consumir 6.533 litros de diesel.

A redução da demanda por potência no chamado "horários de ponta", das 18h às 21h, período do dia em que o consumo é mais intenso, deve chegar a 4,2% no estado. Economia maior do que a registrada no último horários de verão, quando foram economizados 4,06%.

Essa é a 43ª edição do horário de verão no Brasil. Neste ano, apenas os estados das regiões sul, sudeste, centro-Oeste e o Distrito Federal vão aderir ao horário especial. O horário de verão foi criado com o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica no "horário de ponta", ao permitir que os dias se tornem mais longos e consequentemente proporcione mais tempo de iluminação solar.

O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico – decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia – e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.

Horário diferenciado
No estado, 32 municípios que integram a região do Araguaia não devem mudar o horário, segundo a Cemat. Isso porque, regularmente, essas cidades acompanham o fuso oficial de Brasília, que é uma hora acima do horário local da maioria dos municípios de Mato Grosso. Menos no horários de verão, quando acompanham o horários de Mato Grosso.

Conforme a Cemat os municípios que não vão aderir ao horário de verão 2013 são: Barra do Garças, Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6695/visualizar/