Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 22 de Novembro de 2011 às 20:24

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Mendes Ribeiro Filho, atual presidente pro tempore do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), recebeu colegas de pasta e representantes da Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai na abertura da 21ª Reunião Ordinária do CAS, em Brasília, no início da tarde desta terça-feira, 22 de novembro.

Mendes Ribeiro Filho enfatizou a oportunidade do evento que transcede o Cone Sul, devido à importância dos países membro no cenário internacional diante da questão do abastecimento mundial de alimentos. “Estamos passando por um ciclo de alta dos preços das commodities agrícolas em função, principalmente, da demanda mundial e das quebras de safras provocadas pelas mudanças climáticas globais”, alertou o ministro. “Neste cenário, nossa região se consolida como grande produtora de alimentos, responsável por cerca de 13% de toda produção mundial de grãos e de proteínas de origem animal, contribuindo de forma efetiva para a segurança alimentar do planeta”, concluiu.

Na programação de hoje, o representante do ministro paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, apresentou um relatório sobre a situação da febre aftosa naquele país. Ele discorreu sobre as causas e consequências do surto da doença no Paraguai, no último mês de setembro.

Nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 12h, os ministros concedem entrevista coletiva à imprensa. Participam do encontro os ministros da Agricultura do Brasil, mendes Ribeiro Filho; da Argentina, Julián Domínguez; da Bolívia, Nemesia Achacollo; do Chile, José Antonio Galilea; e representam os ministros do Paraguai e do Uruguai, o diretor geral de Planejamento do ministério paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, e o vice-ministro uruguaio, Daniel Garín.

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), fundado em 2003, é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Conselho tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68104/visualizar/