Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Novembro de 2011 às 07:32
Por: DAFNE SPOLTI

    Imprimir


Beatriz Barbosa Ayoub e Adriana Vandoni: ofensas e xingamentos feitos pelo Twitter estão custando caro à jornalista
Beatriz Barbosa Ayoub e Adriana Vandoni: ofensas e xingamentos feitos pelo Twitter estão custando caro à jornalista
O Twitter recentemente foi mural de discussões e conflitos entre comunicadoras de Mato Grosso. Não foi o único caso de desentendimento e ofensas pela rede, mas teve a atenção da Justiça, que já determinou que a jornalista Safiya Beatriz Barbosa Ayoub pague uma indenização de R$ 15 mil para a economista Adriana Vandoni Curvo. Trata-se de uma das primeiras decisões desse tipo no país.

Adriana Vandoni, economista que se comunica pelo blog Prosa&Política, e Beatriz Ayoub, jornalista proprietária do site PerspectivasMT, ainda se enfrentam na Justiça. Vandoni acusa a jornalista de ter sido ofensiva no Twitter. Na reclamação constam cópias do que foi falado: insinuações sobre o relacionamento da economista com seu marido e inúmeros insultos, incluindo palavrões.

O advogado de Vandoni, Fabiano Rabaneda, pediu a responsabilização de Beatriz em âmbito criminal pelo artigo 139 (difamação); e no civil pelos artigos 140 (injúria) e 147 (calúnia). Todos do Código Penal Brasileiro. Ele explicou que ao todo são três processos, incluindo um que move o marido de Adriana Vandoni, Cássio Augusto Maia Curvo, que também ficou constrangido pelas ofensas.

A defesa de Vandoni pediu, além de uma indenização de R$ 21,8 mil, a prisão de Beatriz Ayoub por período de seis anos e cinco meses. Isso porque ela teria feito no mesmo dia, 15 de abril deste ano, diversas postagens contra a jornalista, não apenas uma, e que elas teriam chegado ao twitter de pelo menos 4.493 pessoas, a soma dos seguidores (termo utilizado pelo mini-blog) dos três envolvidos.

O processo de Cássio Curvo contra Beatriz está atualmente no 2º Juizado Cível; e o processo criminal, que busca a detenção da jornalista, tramita na 10ª Vara Criminal. De acordo com Rabaneda, algumas pessoas se esquecem de que têm responsabilidades e pensam que podem falar tudo o que quiserem na internet sem sofrer consequências.

Para validar as provas sobre o fato, a defesa de Adriana Vandoni e Cássio Curvo registrou as imagens do site em cartório com a confecção de Ata Notarial. Ele afirmou que este é o método mais seguro, porque caso contrário, se as provas forem apagadas (o que é comum na internet), é preciso contar com testemunhas, o que para ele aumenta o tempo de tramitação do processo.

A jornalista Beatriz Ayoub disse ontem que também irá processar a economista Adriana Vandoni. Ela diz que se arrepende de tê-la ofendido, mas afirma que não foi algo gratuito, ou seja, que “houve motivos”. De acordo com Beatriz, Vandoni a teria acusado de ter derrubado a torre do SBT por ser “parte de uma facção terrorista islâmica radical”. A jornalista disse que isso é uma forma de islamofobia (sentimento de ódio ou aversão à religião Islâmica) feita pelo fato de ela (Beatriz) ser muçulmana (pessoa que adere ao Islã). Beatriz argumentou repetidas vezes que “Adriana xinga e apaga [da internet]”. Ela afirmou que Vandoni está distorcendo o que é verdadeiramente o islamismo. Além disso, pontuou que a economista ofende não só a ela, mas também outras pessoas pela internet.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68535/visualizar/