Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Novembro de 2011 às 09:24
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Chico Ferreira
Um dia depois da interdição parcial determinada pela Justiça, três adolescentes fugiram do Pomeri (Centro Socioeducativo de Cuiabá). As fugas aconteceram no início da tarde de ontem.

Os jovens, dentre os quais um de 18 anos, escaparam dos agentes que os levavam para a sala de aula. Saltaram o muro e desapareceram nas ruas próximas da unidade reeducacional.

No final da tarde, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) se manifestou sobre a decisão de interdição proferida pela juíza Gleide Bispo Santos em ação proposta pelo Ministério Público. Conforme documento enviado pela assessoria de imprensa da secretaria, diversas ações de cunho estruturante estão em andamento visando à modernização e à “humanização” do Sistema Socioeducativo em Mato Grosso.

Observa que os problemas enfrentados por esse segmento não são novos e publicamente são conhecidos. Diz que o prédio mais antigo da unidade de Cuiabá, o qual soma mais de 40 anos, será demolido em 2012 porque as instalações não comportam mais reformas, conforme laudo de avaliação da Gerência de Engenharia da Sejudh.

E, ainda, que a secretaria, em conjunto com o Juizado da Infância da Capital, vem desativando gradativamente o espaço desde março de 2011. Uma nova unidade, com capacidade para 60 adolescentes, encontra-se em fase final de construção no município de Várzea Grande. A unidade irá absorver os adolescentes dessa cidade hoje internados na Capital. Além da Unidade de Várzea Grande, estão previstas no orçamento de 2012 a construção de três novas unidades, em Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis.

Sobre a proibição do ingresso de adolescentes de outros municípios no Centro Socioeducativo de Cuiabá, a questão deverá ser resolvida no âmbito da Corregedoria Geral de Justiça, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Além disso, que está em andamento na unidade de Cuiabá um programa piloto de atendimento ao dependente químico. Esse programa é desenvolvido com equipe técnica formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais da própria da unidade. Essa ação estaria sendo articulada com a Secretaria de Estado de Saúde.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68653/visualizar/