Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 23:37

    Imprimir


As prioridades na área de segurança do aeroporto Marechal Rondon foram debatidas, esta manhã, na Superintendência da Infraero em Mato Grosso. Uma comitiva formada por representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça, e da Fifa se reuniu com a Infraero, Secopa, Receita Federal e Polícia Federal para conhecer as ações de segurança aeroportuária com foco no Mundial.

Os técnicos segurança da Sesge/MT e da Fifa estão em Cuiabá desde ontem e já visitaram o canteiro de obras da Arena Pantanal. O aeroporto será um dos principais portões de entrada para Copa do Mundo de 2014 e os órgãos envolvidos com a segurança do terminal deverão agir de forma integrada. De acordo com o superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Soares, o aeroporto Marechal Rondon já emprega vários critérios de segurança e busca aprimorar os procedimentos.

A Polícia Federal, por exemplo, pretende implantar a Delegacia de Imigração nas dependências do aeroporto e está desenvolvendo todo um planejamento de segurança para o Mundial. A Receita Federal, que hoje trabalha diretamente na fiscalização do transporte de cargas, já está treinando seus servidores para atender à demanda de vôos internacionais.

Após a reunião, o coordenador-geral de Planejamento Operacional, Olinto Marcelo, e o major Edgar Santos de Jesus, ambos da Sesge/MJ, e o gerente de operações de segurança da Fifa, Carlos Machado, percorreram as instalações do Módulo Operacional Provisório (MOP), que será inaugurado no próximo dia 2 de dezembro.

O MOP é uma estrutura provisória que será usada durante as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. Com investimento de R$ 2,25 milhões, o módulo terá capacidade para atender 2,45 milhões de passageiros ao ano em um espaço de 675 m², incluindo salões de embarque e desembarque, posições de check-in, esteiras de bagagem, sanitários, portões de embarque e pontos de inspeção por raio X e até áreas para lojas e restaurantes.

A reforma do aeroporto, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros ao ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. As obras devem ser concluídas no final de 2013.

As visitas às cidades-sede têm o objetivo de estabelecer um diagnóstico preliminar das infraestruturas existentes nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 e conhecer as ações de segurança e defesa civil em andamento, bem como promover a implantação de Comissões Estaduais de acompanhamento permanente das ações de segurança pública e defesa civil.

Os técnicos visitarão também pontos turísticos e os locais onde serão construídos os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) e o Fan Fest.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68686/visualizar/