Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 08:59

    Imprimir


Divulgação
Presidente da AMM, Meraldo Sá lança política sustentável aos municípios
Presidente da AMM, Meraldo Sá lança política sustentável aos municípios

Além de propor uma distribuição mais justa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios, a proposição de mudança na partilha do imposto apresentada pela Associação Mato-grossense dos Municípios também visa contemplar as cidades mais eficientes no combate às queimadas.

A AMM propõe a diminuição de 5% para 4% da Unidade de Conservação e Terra Indígena - UCTI, sendo que a diferença de 1% vai para o indicador de queimadas. A avaliação no combate aos incêndios seria baseada na medição de focos de calor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. As cidades que mais diminuírem essa estatística, de um ano para outro, dividem esse 1%. A sugestão foi apresentada para a Assembleia Legislativa e para o Governo do Estado.

A proposta foi fundamentada no item ecológico, de fomento ao desenvolvimento sustentável, um dos quatro critérios estabelecidos no Índice de Desenvolvimento Social Municipal (IDS-M), instituído em 2010 pela Assembleia Legislativa, que também inclui renda, educação e saúde. O IDS-M foi criado com metodologia própria e inédita, tendo abrangência estadual, baseada em dados de todos os municípios de Mato Grosso.

O modelo foi inspirado no Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, divulgado pelo PNUD, órgão da ONU, que leva em conta os critérios renda, educação e saúde. O índice criado pela Assembleia Legislativa acrescenta o indicador ecológico através do acompanhamento dos focos de incêndios florestais e queimadas nos territórios dos municípios.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, disse que a grande inovação do IDS-M é incluir o critério ecológico na formação do seu valor final. "O poder legislativo não ignora que a ação do poder público é muito limitada para evitar os incêndios florestais, pois há municípios muito extensos e alguns períodos de seca são longos. A ideia visa ampliar a consciência de toda a sociedade para a importância de se evitar os incêndios", assinalou.

O critério renda também é uma inovação já que aproxima mais da realidade dos municípios de Mato Grosso. Considera-se que, da forma como é feito o IDH, há uma distorção. Cuiabá, por exemplo, no critério renda pessoal ou familiar apresenta um índice alto, já que na capital residem grandes comerciantes, funcionários públicos graduados, pecuaristas e outros empresários.

A média da renda fica distorcida para cima, criando a impressão que é uma cidade mais rica. Já através do critério valor adicionado per capita, a riqueza gerada, ao menos no ano de criação do IDS-M 2010, em Cuiabá, é inferior a de outros municípios, sobretudo os produtores agrícolas.

O critério educação leva em conta os dados do censo escolar, divulgado pela Secretaria de Estado de Educação, com matrículas iniciais da pré-escola, incluindo creches, até o ensino fundamental, passando pelo ensino de jovens e adultos e alunos especiais.

No critério saúde se utiliza os mesmos dados da ONU, ou seja, a expectativa de vida média apurada em cada município, através dos dados do IBGE. A Assembleia Legislativa atualizará o IDS-M anualmente, divulgando um ranking com os índices apurados de cada município, no segundo semestre de cada ano.

O IDS-M abrange, com igual ponderação a Renda, Educação, Saúde e Ecológico. Tanto a leitura individual de cada área, como o índice total, variam de 0 a 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento de cada município. Os bancos de dados que formam as estatísticas do IDS-M, exceto Saúde, têm periodicidade anual, recorte municipal e abrangência estadual.

O indicador Saúde é baseado no estoque de informações do censo municipal do IBGE, com periodicidade decenal ou conforme o instituto realize censo municipal com as perguntas relativas à expectativa de vida ao nascer. Assim, o IDS-M trabalha com fluxo, em três dos quatro indicadores: Renda, Educação e Ecológico, e com estoque, no indicador Saúde.

De acordo com a justificativa para a criação do IDS, o índice pode servir como parâmetro para adoção de diversas políticas públicas, por ter abrangência estadual, atualizando os indicadores anualmente, diferentemente do IDH que depende da realização do censo, o que ocorre geralmente a cada dez anos.

Através da consolidação de uma série histórica, é possível a comparação do desempenho por município, o que serve como um eficiente indicador da eficiência das gestões municipais.

O IDS-M é útil para mensurar ações gestacionais das administrações municipais e para o mecanismo de intervenção tributária na busca de corrigir as desigualdades sociais e regionais, através da distribuição do ICMS aos municípios.

O IPM do ICMS, divulgado anualmente pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso pode adotar os indicadores do IDS-M isoladamente, como o critério renda, de forma inversamente proporcional, ou seja, quanto mais pobre o município mais ele recebe ICMS, e o critério ecológico, de forma diretamente proporcional, pois quanto melhor os índices ecológicos, mais recursos a cidade vai receber.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68782/visualizar/