Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 15 de Novembro de 2011 às 22:16

    Imprimir


Os grandes clubes da Europa querem que Fifa e Uefa, os organismos de administração do futebol mundial e europeu, paguem salários aos jogadores nos torneios internacionais, disse nesta terça-feira o presidente do Barcelona, Sandro Rosell. Ele também quer reduzir os campeonatos nacionais para 16 times e ampliar a Copa dos Campeões.

Falando em uma conferência em Doha, onde na véspera assistiu das arquibancadas ao triunfo da seleção brasileira sobre o Egito, Rosell alertou a Uefa de que os principais clubes podem se separar da entidade se suas exigências não forem atendidas.

Indagado se as equipes pediriam à Fifa e à Uefa que paguem os jogadores durante a Copa do Mundo ou a Eura, Rosell disse: "É isto que estamos discutindo com as duas".

"Isto poderia acontecer no futuro próximo, porque não achamos justo pagar os salários e eles usarem nossos jogadores e arrecadem com eles. Isto é algo que precisa ser tratado muito seriamente."

"Esperamos que escutem o que queremos lhes dizer."

  Fadi Al-Assaad/Reuters  
Sandro Rosell dá entrevista no Qatar
Sandro Rosell dá entrevista no Qatar

As maiores ligas europeias --italiana, espanhola e inglesa-- têm 20 times cada, o que Rosell diz ser demais.

"O objetivo de reduzir de 20 para 16 é dar mais espaço aos nossos jogadores."

"Depois, assim que as datas forem liberadas, não serão para as federações [nacionais], serão para que os clubes organizem amistosos ou para reforçar as competições europeias", afirmou.

Rosell disse que a Uefa precisa abordar os pedidos da Associação de Clubes Europeus (ECA na sigla em inglês) de uma Copa dos Campeões maior para criar mais receita.

"Queremos a Copa dos Campeões sob os cuidados da Uefa, mas também queremos que a Uefa ouça nossas demandas, o que a ECA está pedindo", declarou.

"Queremos mais receita, governança, transparência, seguro", disse.

O acordo da Uefa com a ECA vence em 2014.

"Depois disso, a ECA tem o direito de organizar seus próprios campeonatos", declarou Rosell.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68938/visualizar/