Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Novembro de 2011 às 07:17

    Imprimir


Foi instalado, por determinação do governador Silval Barbosa, o Comitê de Fronteiras em Mato Grosso, cuja finalidade é de promover o desenvolvimento de políticas públicas na faixa de fronteira. O comitê é composto por 14 secretarias estaduais, 28 municípios, diversas instituições governamentais e não-governamentais municipais, estaduais e federais.

Mato Grosso é o sexto estado do País a implantar esse núcleo, localizado no arco central da faixa de fronteira. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), no Palácio Paiaguás, coordenado pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda. Na abertura da reunião de trabalho, Lacerda destacou que, infelizmente, a fronteira é vista somente como área de segurança nacional, ainda com resquícios históricos do Império e da Lei 601, de 1850, primeira lei brasileira a definir fronteira como posse e ocupação.

Lacerda explanou que os 28 municípios mato-grossenses da faixa de fronteira, representando cerca de 500 mil habitantes, têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que as outras regiões do Estado, assim como a renda per capita mais baixa. Tomando por base a apresentação do vídeo institucional do governo, mostrando a riqueza, potencialidade e belezas de Mato Grosso, o secretário destacou que não existe desenvolvimento isolado. (W.S)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69291/visualizar/