Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 11 de Novembro de 2011 às 17:42

    Imprimir


Vinte oficinas de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) estão recebendo o auditor do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). As empresas são candidatas ao Certificado do IQA. O instituto é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e outras entidades.

O IQA é representante de organismos internacionais e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), atua em Certificação de Produtos, de Serviços Automotivos, de Sistemas de Gestão, Publicações e Treinamentos. As exigências da certificação é resultado dessa concepção do Instituto, ilustrando o que a sociedade e o mercado acreditam ser uma oficina que não apenas atenda as solicitações mínimas de seus clientes, mas que encante todos os envolvidos com seu negócio: clientes, parceiros, fornecedores, funcionários e seus proprietários.

De acordo com auditor do IQA, Arturas Eringis, a busca pela excelência de qualidade em serviços de reparação automotiva está cada vez mais intensa entre os profissionais das oficinas e uma das maneiras mais eficientes de proporcionar esse compromisso ao consumidor é conquistar as certificações do setor, como a do IQA. “Para facilitar esse processo de certificação e apoiar as empresas que buscam crescimento e diferenciação no mercado, o IQA passa a disponibilizar a Qualificação de Serviços Automotivos, um título de qualificação com exigências de equipamentos e requisitos reduzidas, para funcionar como a primeira etapa no processo para a Certificação IQA. É importante ressaltar que a empresa que investe na Qualidade diferencia e valoriza seu negócio, percebendo oportunidades de melhoria, deixando seus clientes mais satisfeitos e reduzindo custos através da diminuição dos desperdícios”, explicou Eringis. Ainda segundo o auditor, durante a visita são verificados vários aspectos dos dentro das oficinas como a organização, instalações, equipamentos, materiais, processos e pessoas.

Para o proprietário da Mecânica Chave de Ouro, Elenizio Barreto, com 25 anos de experiência no setor de reparação de veículos, o IQA é a forma de conter desperdícios, aprimorar a gestão e por conseqüência a melhoria do produto final. “O auditor analisa a empresa e nos dar um caminho a seguir e que tem mais a ganhar é o nosso cliente”, ressaltou Barreto.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul-MT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Projeto de Modernização do Setor de Reparação de Veículos do Arranjo Produtivo Local (APL). Segundo o presidente do Sindimec Sul/MT, Álvaro Luis Bonesso Fruet, o certificado do IQA é a oportunidade para o setor de reparação de veículos de Rondonópolis conquistar a excelência nos serviços oferecidos. “É missão do sindicato proporcionar, através da parceria com o Sebrae, aos nossos filiados mecanismos desenvolvimento e expansão”, concluiu Fruet






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/69328/visualizar/