Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 28 de Outubro de 2011 às 08:17
Por: ANA ADÉLIA JÁCOMO

    Imprimir


Polícia Federal
Presos estão em Rondonópolis; durante buscas em Itiquira e Pontes e Lacerda, 1,2 mil Kg de ‘pasta’ achados
Presos estão em Rondonópolis; durante buscas em Itiquira e Pontes e Lacerda, 1,2 mil Kg de ‘pasta’ achados
Mesmo sem qualquer tipo de cooperação entre Brasil e Bolívia para combater o tráfico de drogas, quatro aeronaves foram apreendidas ontem próximas a uma fazenda em Itiquira, no sul de Mato Grosso, suspeitas de integrarem a rota da droga entre os dois países. Oito pessoas foram presas.

De acordo com o delegado de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Eder Rosa de Magalhães, com as prisões e apreensões a Operação Ouro Branco conseguiu desmantelar uma organização criminosa internacional.

Há um ano a PF vem monitorando as ações da quadrilha e, numa ação ensaiada, usaram a técnica da campana, que consistiu no acompanhamento do pouso dos aviões, no carregamento de caminhões e entrega das drogas.

“Analisamos as atividades dos traficantes de longe para não sermos vistos. Eles pousaram numa fazenda em Mato Grosso, encheram os caminhões e seguiram para Campo Grande, Pedro Gomes e São Paulo”, explicou o delegado.

Contudo, segundo ele, a operação ainda não acabou. O próximo plano seria continuar investigações paralelas para que os desdobramentos sejam bem-sucedidos. A meta é prender traficantes bolivianos que também fazem parte da quadrilha.

“Vamos enviar documentos às autoridades bolivianas e, se isso não resolver, vamos buscar apoio da Interpol”, afirmou Eder, referindo-se à agência de polícia internacional.

Todos os oito presos estão detidos em Rondonópolis. Além deles, foram realizadas oito buscas e apreensões, em Itiquira e Pontes e Lacerda, de 1.200 kg de pasta-base de cocaína. Dos quatro aviões, dois estão detidos no município de Santa Maria (MS) e outros dois, em Pedro Gomes (MS).

A operação contou com o apoio de 50 policiais federais. Prisões e apreensões também foram cumpridas no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão foram cumpridos em Campo Grande (MS). Além disso, três caminhões também foram apreendidos. Na capital paulista, quatro mandados foram cumpridos, sendo dois de busca e apreensão e dois de prisão. Documentos também foram recolhidos em todas as cidades.

A organização criminosa utilizava como base de recebimento, transporte e distribuição da droga uma fazenda situada na região pantaneira do distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira.

A polícia Federal não divulga os nomes dos presos, mas um dos chefes e os integrantes da quadrilha foram identificados e terão que responder judicialmente pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71062/visualizar/