Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 22 de Outubro de 2011 às 22:06
Por: Celso Calheiros

    Imprimir


Os candidatos a uma vaga no ensino superior tiveram um dia favorável para a realização das provas do primeiro dia do Enem 2011, no Recife. São 270 mil candidatos inscritos em Pernambuco e praticamente a metade desse total fará a prova na Região Metropolitana do Recife. Os prédios da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) concentraram aproximadamente 3 mil estudantes, o maior número de candidatos.

Os estudantes que se concentraram na frente dos portões antes da hora programada para a abertura (11h no horário local) eram os mais tranqüilos, embora Augusto Ferraz e Arthur Numeriano, ambos de 18 anos, assumissem a ansiedade pela hora da prova. Augusto está fazendo seu segundo Enem e espera se sair melhor do que no ano passado: "Eu não estava dedicado. Agora estudei mais".

Arthur Numeriano também fará seu segundo Enem, mas será o primeiro para valer, já que concluiu o ensino médio este ano. Fala com alguma experiência no assunto. "As provas não são exatamente difíceis, são muito cansativas, a leitura é extensa". Arthur oferece até uma dica aos concorrentes. "È melhor ler as questões, antes dos textos. Às vezes dá para responder sem ler os textos", afirma.

Camila Melo, 18 anos, foi acompanhada da sua mãe, Fátima Melo, 48, até a porta da sala onde fará prova. "Nós somos muito próximas. A solidariedade acompanha até o Enem", justificou a mãe. Camila estava quase tranquila para a prova, "apenas um pouco ansiosa". Se tiver sucesso, fará o curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e precisa tirar uma nota acima de 7. O ano de 2011 foi um ano de muitos estudos, para Camila, que abandonou as aulas de ginástica rítmica e estudou sete dias por semana, uma média de quatro horas diárias.

A rotina nos prédios da Unicap funcionou conforme o planejado. Os malotes com as provas foram abertos pelos coordenadores e fiscais às 11h30, e a partir das 11h35 os fiscais começaram a chamar os candidatos que estavam no térreo. Às 12h os portões foram fechados. Diego da Silva Oliveira, 20 anos, teve o portão aberto para que saísse. Ele esqueceu a carteira de identidade. "Eu cheguei 20 minutos atrás e, o pior de tudo, é que foi um ano que estudei muito".

Sem tanta pontualidade, Charlene Alves, 24 anos, também não conseguiu fazer a prova. Ela chegou um minuto depois dos portões serem fechados. Ela disse que o trânsito e, principalmente, a demora para a chegada do ônibus foram os responsáveis pela sua impontualidade. Charlene planeja fazer curso de psicologia. "Agora, só no próximo ano", resignou-se.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

 

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

 

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71685/visualizar/