Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Outubro de 2011 às 01:50

    Imprimir


Com o tema “Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”, começa nesta quinta-feira (20) a II Conferência Estadual de Políticas e Direitos Humanos de LGBT, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Organizada pelo Centro de Referência LGBT de Combate a Violência e Crimes de Homofobia, o objetivo é avaliar a implantação das políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e a promoção dos direitos para os LGBT.

A expectativa da organização é que 300 pessoas compareçam ao evento. Serão realizadas palestras, debates, exposições e apresentações culturais, durante os três dias de atividades.

A conferência magna será proferida, às 19h30, pela secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República, Nadine Borges, e pela coordenadora adjunta da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos de LGBT, que irão traçar um panorama da política nacional de direitos humanos LGBT e o papel dos entes federados na garantia, na defesa, no acesso aos direitos humanos e cidadania de LGBT. Já Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), abordará o tema “Avanços e perspectivas do enfrentamento a exclusão social de LGBT”.     

Na sexta-feira (21), serão realizados painéis sobre os seguintes temas: “Avaliar a implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT”; “O enfrentamento a homofobia, lesbofobia, transfobia no contexto segurança pública, sistema prisional e socioeducativo, justiça e direitos humanos”; “Políticas de inclusão social: cultura, turismo como mecanismo de enfrentamento a pobreza e a exclusão do LGBT”; e “LGBT no contexto da educação e seguridade social”.

Também serão realizados grupos de trabalho sobre os temas: Segurança pública, justiça e direitos humanos; Políticas públicas de saúde LGBT; Educação sem homofobia e políticas para juventude LGBT; Cultura, turismo e comunicação LGBT; Desenvolvimento social e combate a fome, trabalho e emprego; Políticas de promoção das mulheres homoafetivas; e Planejamento, orçamento e gestão.   

Ao final do evento, no sábado (22), serão votadas propostas e apresentados relatórios. Também serão escolhidos 16 delegados para a Conferência Nacional, organizada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que ocorrerá em Brasília entre os dias 15 e 18 de dezembro.

Mais informações pelo telefone (65) 3624 4730.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72024/visualizar/