Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 19:13

    Imprimir


Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros, obra coeditada pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Editora Unesp, organizada pelos professores Aníbal Bragança e Márcia Abreu, é o vencedor do Prêmio Jabuti 2011, na categoria Comunicação. O prêmio, um dos mais tradicionais do Brasil, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, será entregue no próximo dia 30 de novembro na Sala São Paulo, no centro da capital paulista.
 
Escolhida entre diversas pesquisas, ensaios e outros textos relacionados ao tema de todo país, a obra premiada conta a história dos nossos primeiros impressos - tendo como gancho a chegada da primeira prensa gráfica no Brasil. Naquela ocasião, a família real se instala no país, inaugurando a Imprensa Régia no Rio de Janeiro em 1808. Aníbal e Márcia apresentam a evolução da produção editorial brasileira desde então até os dias de hoje, duzentos anos após o começo de suas atividades.
 
Em 35 capítulos, o livro retrata desde a produção de livros escolares e de alfabetização à literatura de cordel, passando pela elaboração de jornais e periódicos, além de questões como o direito autoral. A obra pretende destacar o papel das pessoas ligadas ao mundo editorial, essenciais para o desenvolvimento de uma cultura letrada no Brasil.
 
“Editores, tipógrafos, livreiros são fundamentais para que haja a prática de leitura. Esse universo de agentes do mundo do livro faz circular as ideias, a produção dos nossos homens de letra. Tudo isso vai contribuindo para que o Brasil seja o que é hoje e, inclusive, aponta o que ainda precisa ser feito”, explica Aníbal.
 
O professor enfatiza que o trabalho abrange todo território nacional: “tivemos contribuições desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. Muitos pontos de vista sobre o tema”. O reconhecimento pelo júri do Prêmio Jabuti é a prova de que todo o esforço valeu a pena.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72181/visualizar/