Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 07:21
Por: RAFAELLY ESCOBAR E LUCIENE OLI

    Imprimir


Doze veículos de grande porte com sinais de adulteração, além de várias ferramentas utilizadas para remarcação de chassis, dinheiro, dois automóveis (um Corolla e F1000), uma carga de 12 mil litros de diesel, sal, bebidas e alimentos foram apreendidos, na zona rural do município de Nova Maringá, na operação “Floresta Negra”, desencadeada na sexta-feira (14.10) até a manhã desta segunda-feira (17). Duas pessoas foram presas.
 
As investigações, que iniciaram com denúncias de crime ambiental pela Delegacia da Polícia Civil de São José Rio (400 km a Médio-Norte), culminaram na apreensão de um patrimônio avaliado em R$ 2,3 milhões. As cargas possivelmente são produtos de roubo e os veículos, alguns, a polícia já identificou que foram roubados/furtados em Nova Mutim, Primavera do Leste, Campo Verde, Rondonopolis e Cuiabá.
 
No quintal da casa, os policiais encontraram 1 pá carregadeira, quatro veículos grandes (dois tratores/cavalos e duas carretas semi-reboque) com suspeita de serem “Finan” (veículos financiados que deixam de serem pagos), que segundo o delegado Romildo Grota estariam sendo utilizados para prática de crimes ambientais e furto de madeira.
 
Os demais veículos foram encontrados um a um escondidos no meio da mata, cerca de 3 quilômetros de distância um do outro. Um deles, um treminhão carreta estava carregado com sal mineral. Outros, uma carreta tanque estava com carga de 12 mil litros de diesel, e uma carreta semi-reboque carregada de bebidas. Outra carreta semi-reboque tinha carga de bebidas.
 
Ainda na propriedade, uma grande quantidade de ferramentas utilizadas para remarcar chassis foi apreendida como diversos lacres, arames e rebites para emplacamento de veículos, placas de veículos, junto com uma rebitadeira, uma lixadeira, um remarcador de chassi, uma gerador de energia, lonas e documentos de caminhões, além de uma arma de um revólver com seis munições calibre 38 intactas, cerca de R$ 5 mil, um telefone celular, três rádios armadores PX, duas lunetas de espingarda e dois veículos pequenos, uma F 1000 e um Corolla Xei 2006/2007.
 
Durante uma operação conjunta com policiais civis e militares de Nova Maringá, Tapurah e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), foram presos em flagrante, Carlos Alberto Prettimo, conhecido como “Carlos Gago” e Valmir Matuszeski, ambos proprietário da fazenda.
 
Carlos também é suspeito de ter envolvimento na extração ilegal e furto de madeiras no município de Nova Maringá. Os dois foram encaminhado para a Cadeia Publica de São José do Rio Claro, onde Valdir irá responder pelos crimes de Receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo e formação de quadrilha. Já Carlos pelos crimes de extração ilegal de madeira, furto qualificado de madeiras, formação de quadrilha, estelionato,. receptação, defraudação de penhor e também por porte Ilegal de arma de fogo.
 
De acordo com o delegado Romildo Souza Grota Junior, as investigações continuam para que possam localizar mais veículos, já que o local situado na rural, tem cerca de 800 hectares e é de difícil acesso. Uma pessoa ainda encontra-se foragido.
 
Conforme o delegado as investigações contarão com auxílio da Delegacia Especializada de Repressão Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), para realização de perícias nos veículos e no local das apreensçoes. A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) irá auxíliar nas investigações ambientais.
 
“Na questãoambiental já foram representadas duas prisões preventivas de furto de madeiras e está sendo procurada uma pessoa para cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo desta Comarca”, observou o delegado Romildo Grota.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72299/visualizar/