Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 15 de Outubro de 2011 às 21:12

    Imprimir


A valorização de algumas áreas e a expansão imobiliária estão mudando o cenário de diversos bairros de Cuiabá. Em muitos deles as grandes casas, de famílias tradicionais, estão sendo demolidas para dar lugar a edifícios residenciais.

São os casos dos bairros Goiabeiras e Duque de Caxias, especialmente nas proximidades do Goiabeiras Shopping e do Parque Mãe Bonifácia.

Há pouco tempo a mansão dos Spinelli, perto do shopping, foi ao chão. De propriedade do ex-deputado e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ubiratan Spinelli, e da ex-vice-prefeita de Cuiabá, Bia, durante décadas a casa serviu, inclusive, como palco de grandes festas.

No local, um terreno de 4,5 mil metros quadrados, as construtoras Camilotti e Helbor devem erguer dois edifícios residenciais, cada um com pelos menos 30 apartamentos (dois por andar). Em um deles o casal terá um apartamento.

Próximo dali, do outro lado da avenida Lava-Pés (a antiga 31 de Março), no bairro Duque de Caxias, dezenas de famílias venderam as casas onde viviam há décadas, algumas delas há mais de 40 anos.

E os terrenos que antes abrigavam grandes e modestas moradias unifamiliares deram lugar a diversos condomínios verticais luxuosos, similares às dezenas deles espalhadas em outros pontos do bairro.

Somente nessa área, atrás do supermercado Big Lar e a menos de 200 metros do Parque Mãe Bonifácia, a demolição de ao menos de 10 casas foi suficiente para abrir espaço aos cinco prédios que estão em obras, alguns de 20 andares.

Outro grande espaço que dará lugar a um futuro empreendimento imobiliário é do antigo Buffet Marie Louise, tradicional espaço de festas no bairro Shangri-lá. A área foi vendida para a construção de um edifício.

Para o presidente do Sindicato da Construção de Mato Grosso, Cesário Siqueira Gonçalves Neto, o que está acontecendo nesses bairros de Cuiabá é uma tendência de todos os centros urbanos.

Siqueira diz que aproveitar os vazios urbanizados e os terrenos das residências em áreas com boa infraestrutura - para construir condomínios verticais - é o resultado da busca por viver com segurança próximo de serviços como supermercados, restaurantes e shopping centers. Ele observa que essas áreas centrais valorizaram e se tornaram muito caras para serem ocupadas por três ou quatro casas.

Portanto, aqueles que fazem opção pela segurança e querem morar próximo da área central acabam se mudando para apartamentos. Já quem não abre mão de viver em casa está escolhendo os condomínios horizontais, que em sua maioria são mais afastados dos centros comerciais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72527/visualizar/