Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Setembro de 2011 às 08:43
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Silval Barbosa e Walter Shalka, no canteiro da Votorantim: incentivo incrementa economia em MT
Silval Barbosa e Walter Shalka, no canteiro da Votorantim: incentivo incrementa economia em MT

Com previsão de entrega para julho de 2012, a nova fábrica da Votorantim Cimentos, localizada próximo ao Distrito de Aguaçu, em Cuiabá, promete auxiliar no crescimento do setor de construção civil no Estado, que aumenta 15% a cada ano.

A obra, que é um fruto de um investimento de R$ 390 milhões, será entregue um mês antes do previsto, para comemoração do presidente da empresa, Walter Shalka. No Brasil, os investimentos da empresa somam R$ 5 bilhões.

Durante visita do governador Silval Barbosa ao canteiro de obras, Schalka agradeceu ao apoio recebido pelo Governo do Estado para a implantação da empresa e disse que esse foi um fator importante para a aceleração das obras. "Mato Grosso conseguiu fazer com que essa obra seja a mais adiantada de todas as outras da Votorantim", disse.

O governador Silval Barbosa (PMDB) reforçou a parceria já firmada entre a empresa e o Governo do Estado, para auxiliar no funcionamento da fábrica.

Na parceria, estão previstos a pavimentação da via de acesso à fábrica para escoamento da produção (25,6 km) - que, posteriormente, serão devolvidos ao Estado -, abastecimento de energia e respostas rápidas nas questões ambientais.

Silval comemorou o andamento das obras e aproveitou o momento para justificar que, quando as decisões cabem somente ao Governo do Estado, "os trabalhos andam". Ele comparou a rapidez no desenvolvimento da nova fábrica com os entraves encontrados para a realização das obras da Copa do Mundo de 2014.

"Quando toca somente à competência do Estado, nós respondemos rápido. Quando não depende só do Estado, depende da anuência de outros, as coisas não andam rápido", afirmou.

Números

A nova unidade da Votorantim deverá produzir 1,2 milhões de toneladas de cimento por ano, dobrando sua capacidade atual de fornecimento para a região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que, atualmente, é de 1,3 milhões de toneladas ao ano na unidade de Nobres.

Agora, 600 pessoas estão empregadas na construção, mas, segundo o engenheiro do projeto, Álvaro Batelho, nos momentos de pico até 1,2 mil empregos poderão ser gerados.

Após o início de produção da fábrica, em julho de 2012, a Votorantim deverá gerar 400 empregos diretos. Segundo Batelha, a obra civil já completou 30% do total a ser erguido.

Previsão

O presidente da Votorantim enxerga a área da construção civil como um mercado em constante expansão e prevê bons negócios para os consumidores em 2013. Segundo ele, este será o ano em que irá "sobrar cimento no Brasil".

"Vamos ter 35 empresas no país e acreditamos que, a partir daí, o cimento terá um custo menor e os preços irão baixar", analisou.

Responsabilidade Social

A nova unidade começou a ser construída em 2 de dezembro de 2010 e, depois de pronta, poderá servir como canal alternativo para a incineração de lixo e pneus velhos, por exemplo, no caldeirão de cimento, gerando combustíveis alternativos, como já ocorre na fábrica de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá).

"Está previsto, no futuro, a queima de biomassa. O forno de cimento tem um tempo de residência longo. Como se queima em altíssimas temperaturas, não prejudica o meio ambiente. Em Nobres, 50% do combustível usado na fábrica é alternativo", explicou o presidente da empresa.

Schalka ressalta que a Votorantim está entre as 25 maiores empresas de cimento do país e é a que menos emite dióxido de carbono (CO2). Segundo ele, caso o projeto de incineração entre em vigor - há licenças ambientais específicas para isso -, apenas lixos hospitalares, materiais radioativos e metais pesados serão proibidos de serem queimados, por prejudicarem o meio ambiente.

Além disso, a empresa realiza na região programas de capacitação profissional conhecidos como Futuro em Nossas Mãos e Evoluir, que contribuem para a inserção da população local no mercado de trabalho.

A empresa também montou o Conselho Comunitário Cuiabá, um canal de comunicação e relacionamento entre a empresa e as lideranças da comunidade. Dentro do conselho estão previstas iniciativas que gerem negócios, emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento integrado da região
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74967/visualizar/