Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 25 de Setembro de 2011 às 09:39

    Imprimir


A Ecovias começou a testar nesta semana a proibição do tráfego de caminhões na subida pela rodovia dos Imigrantes nos dias de neblina e com baixa visibilidade.

A medida, que pode virar definitiva e que força a migração das carretas para a Anchieta, passou a ser experimentada devido ao engavetamento com 300 veículos, ocorrido no último dia 15.

O objetivo é evitar a mistura de veículos leves e pesados em condições de visibilidade prejudicada. Com tamanhos e velocidades muito diferentes, essa circulação em conjunto é considerada um agravante do risco de acidentes.

A proibição na Imigrantes é sinalizada por painéis de mensagem e sujeita à fiscalização da polícia rodoviária.

O veto nos dias com neblina vale somente para caminhões, sem incluir ônibus.

Apesar de a Anchieta ter fama pelo tráfego pesado, a Imigrantes vinha predominando nas rotas das carretas.

Em 2010, 56% dos 9.500 caminhões que subiram diariamente a serra em direção a São Paulo optaram pela Imigrantes, e não pela Anchieta.

Se os testes da concessionária (que começaram na quarta-feira) se tornarem uma medida definitiva, esse cenário deve mudar, já que a neblina é rotina no sistema.

COMBOIO

Em agosto, a má visibilidade motivou operações de comboio na descida da serra em 1 a cada 3 dias. Depois do engavetamento, houve quatro em uma semana.

Antes do último grave acidente, a Ecovias só restringia os caminhões na subida da Imigrantes em dias de grande fluxo de carros, como no retorno de feriados.

Na descida, a proibição já era permanente devido ao risco de velocidade excessiva na pista sentido capital-litoral aberta no começo da década.

Segundo a Ecovias, "não há data limite para finalização dos testes".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75187/visualizar/