Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 24 de Setembro de 2011 às 07:39
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O deputado José Riva diz confiar no bom senso do TSE
O deputado José Riva diz confiar no bom senso do TSE
A incerteza sobre a criação do PSD tem causado angústia nas lideranças políticas que se preparam para a filiação no novo partido. Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), admitiu essa preocupação, mas mesmo assim espera que o Tribunal Superior Eleitora (TSE) aja com “bom senso” e aceite a criação do partido.

Riva é o principal articulador do PSD em Mato Grosso e conseguiu cooptar cerca de 300 vereadores, 37 prefeitos, além de três deputados estaduais, um deputado federal e dois suplentes de deputado federal que estão no exercício do mandato.

O processo de registro nacional do PSD começou a tramitar no TSE no dia 23 de agosto. Desde então, o partido corre contra o tempo para conseguir o aval no TSE para que possa concorrer nas eleições municipais de 2012. Conforme calendário oficial do TSE, quem for concorrer NO próximo pleito, precisa estar filiado até o dia 7 de outubro a um partido político.

O problema é que o PSD é suspeito de fraudar assinaturas de apoio, obrigatórias para o pedido do registro. A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, abriu procedimento administrativo para investigaR essas denúncias. Conforme a legislação eleitoral, um novo partido só pode ser criado após a instalação de diretórios regionais em pelo menos nove estados. Em Mato Grosso, o partido já conseguiu o registro de criação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O fundador principal do PSD é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dissidente do DEM. Muitas das denúncias do Ministério público sobre fraudes são do DEM e do PTB.

O deputado Riva disse considera uma “visão caolha” da procuradoria não aceitar a criação no partido por causa das suspeitas de fraudes em assinaturas, sendo que essas foram desconsideradas. “Tirando todas essas assinaturas, ainda temos um número mínimo para a criação. Acredito que o TSE vai ter o bom senso e aprovar”, disse o deputado.

Riva disse que, mesmo que o partido não seja criado a tempo das eleições 2012, continuará lutando pela criação da sigla. “Mas tenho confiança que o PSD vai sair a tempo de disputarmos as próximas eleições”, disse o deputado.

Anteontem o processo entrou na pauta do tribunal, mas o pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro adiou a decisão para o dia 27.

Apesar do adiamento, os líderes do PSD comemoraram o fato de o relatório da ministra Nancy Andrighi ser favorável à criação do partido.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75307/visualizar/