Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Setembro de 2011 às 07:59

    Imprimir


Demanda da Educação e Organizar Curricular. Esse será o tema principal do VIII Encontro Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O objetivo é refletir sobre o processo educacional no Estado e, ao mesmo tempo, mobilizar a luta pelo ensino de qualidade, por melhores condições de trabalho e por valorização profissional.

As etapas municipais, preparatórias ao encontro, ocorrem até o dia 08 de outubro. O secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, considera importante a participação dos trabalhadores da educação nos debates. “O Sintep/MT convoca mais uma vez os educadores a se unirem para agir de forma pensada e articulada, na luta pela efetivação do piso salarial  profissional. É preciso reforçar o enfrentamento frente às políticas da negação do direito, implementadas pelos governos minimalistas de plantão para que possamos acabar com as históricas omissões e os descasos causadores das desigualdades educacionais, sociais e econômicas em nosso Estado”, conclama o sindicalista.

Os pontos de discussão em torno no eixo temático serão: Conjuntura educacional: oferta versus demanda, a Educação como direito humano inalienável; organização curricular da educação básica na perspectiva da unitária e do ciclo de formação humana visando superar a escola de fases, e avaliação o Plano Estadual de Educação (PEE), tendo como parâmetro o direito à educação de qualidade socialmente referenciada.

Ao final do encontro, todas as propostas apresentadas e que não contrariarem as deliberações congressuais serão reunidas em um documento que servirá de subsídio para a busca de implementação de políticas públicas educacionais a partir da Conferência de Avaliação do PEE, que acontecerá em novembro.

Delegados para a etapa estadual - Durante a realização da etapa municipal, cada subsede elegerá seus delegados diretos, que participarão do Encontro Estadual. Os segmentos da carreira, professor e funcionários, devem ser contemplados, e a participação de pelo menos 1/3 de cada segmento deve ser assegurada. Os critérios quantitativos para a escolha são: um delegado por subsede, independente do número de filiados; mais um delegado para cada 250 filiados, e outro delegado por subsede que possua duas redes (estadual e municipal), filiadas ao Sintep/MT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75457/visualizar/