Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 13:56
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Quanto maior o número de debates, maior a sensação de que atividades como o projeto “Pixaim: Trançando Ideias na Escola”, que realiza oficinas com foco na questão racial, são necessárias. A atividade, que começou ontem (20) na Escola Estadual Souza Bandeira, além de ser um espaço onde professoras e outras funcionárias podem expor seus conceitos e falar sobre o cotidiano escolar, propõe-se a ser um local onde novas estratégias de combate ao racismo podem ser delineadas.

Uma das atividades da oficina é a escolha de pessoas consideradas bonitas pelas participantes para um posterior debate sobre padrões de beleza, já que a questão racial, ao ser discutida, perpassa pelo conceito de “boa aparência”. É interessante notar que bonitas são as pessoas que estão evidencia na mídia, em especial nas novelas. Em 2010, a “campeã” eleita por alunos e professores era a atriz Taís Araújo. Vale lembrar, que no ano passado ela foi protagonista em uma novela global.

Na escola Souza Bandeira, onde a atividade reuniu cerca de 40 professoras, uma delas ressaltou, logo no ínicio do debate, que ninguém havia citado como bonitas pessoas que não são famosas e nem estão em evidência na mídia: “O pecado é não pensar na massa”, disse a professora.

Além da reflexão sobre o cotidiano escolar, a oficina estimulou também relatos pessoais enriquecedora. A técnica administrativa Rosária de Fátima contou como já foi discrimida várias vezes. “Todos que vêm aqui na escola perguntam se seu sou a merendeira ou faxineira. As pessoas ainda acham que nós, as pessoas negras, não podemos ocupar outros espaços”.

No próximo dia 27, as atividades retornam à escola, com o objetivo de realizar a leitura do livro "Cabelo Ruim?", da jornalista Neusa Baptista, que ministra a oficina de leitura. A meta é estimular a reflexão sobre o racismo no ambiente escolar e delinear ações práticas para o enfrentamento deste problema. "A escola Souza Bandeira foi imensamente recepitava e partcipativa na oficina. Oficinas de trança-afro também estão sendo planejadas como parte das ações a serem desenvolvidas na escola", comentou Neusa Baptista.

O Projeto Pixaim: Trançando Ideias na Escola é patrocinado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), instituição do Ministério da Cultura e conta com o apoio do CTAD (Centro Terapêutico de Atenção Diária), da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Mato Grosso.

A ação será realizada em quatro escolas municipais e estaudais, com oficinas de leitura de tranças afro, voltadas a alunos e educadores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75551/visualizar/