Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 18 de Setembro de 2011 às 04:37

    Imprimir


A Oktoberfest, tradicional festa da cerveja em Munique, na Alemanha, abriu suas portas neste sábado e deve atrair mais de 6 milhões de pessoas durante os 17 dias de duração, além de gerar lucros de bilhões de euros para a hotelaria da capital bávara.

Ao meio-dia em ponto pelo horário local (7h de Brasília), a maior festa cervejeira do mundo -- que neste ano completa 201 anos de existência-- teve início, com uma multidão de visitantes já no primeiro dia. A festa foi iniciada oficialmente quando o prefeito da capital bávara, Christian Ude, perfurou o primeiro barril de cerveja.

No ano passado, quando foi comemorado o segundo centenário, cerca de 6,4 milhões foram à Oktoberfest. A expectativa é que a cifra seja superada neste ano, quando devem ser consumidos cerca de 7 milhões de litros de cerveja.

Neste ano, o esquema de segurança foi reforçado devido ao temor de atentados durante a festa.

HISTÓRICO

A festa surgiu celebrando o casamento do então futuro rei da Baviera, Luís 1º, com Teresa von Sachsen-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. Com o sucesso da pioneira edição, a Oktober seria promovida anualmente, com desfiles em trajes tradicionais, reunião de mestres cervejeiros e atrações de feira.

De tão popular, outras cidades do mundo adotariam a tradição. No Brasil, cidades como Blumenau (SC), Itapiranga (SC) e Santa Cruz do Sul (RS) comemoram o evento.

Em dados de 2009, a Oktoberfest gerou a Munique 830 milhões de euros, oriundos dos gastos dos visitantes no recinto da festa, nas diárias de hotéis e nos transportes. Além dos milhões em cerveja, os visitantes consumiram neste ano 30 mil quilos de peixe, 330 mil salsichas e 80 mil litros de vinho.





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75829/visualizar/