Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 15 de Setembro de 2011 às 07:24
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


O Governo do Estado deverá priorizar os investimentos para pesquisa e tecnologia para que Mato Grosso avance e saia da produção primária. A defesa foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), na quarta-feira (14), durante o lançamento da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no auditório Milton Figueiredo da AL. O evento, que será de 17 a 21 de outubro, será aberto ao público com entrada gratuita, no Centro de Eventos do Pantanal, numa realização da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia - Secitec.

Riva disse que a falta de investimentos no setor prejudica o desenvolvimento do estado. E citou o asfalto de má qualidade que, constantemente, é detectado nas estradas mato-grossenses antes mesmo do término das obras. Contudo, destacou o empenho da Secitec, sob o comando do secretário Eliene Lima, na busca de ações para investir na área e colocou o Poder Legislativo à disposição para o trabalho conjunto.

Municipalista, Riva defende a educação como o principal fator à transformação social. Inclusive, tem feito diversas indicações ao governo pedindo a ampliação dos recursos dessa pasta. Uma delas foi feita pela reestruturação da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat, que, segundo ele, pode ser parceira nesse processo com a oferta de cursos de capacitação que possibilitem o aquecimento da área industrial no estado. Pois, além de agregar valor à produção, que deixará de ser primária, também fomentará a geração de emprego e renda.

“Esse evento serve de alerta sobre a fragilidade do estado na área tecnológica. Não dá mais para falar em sustentabilidade sem investir em pesquisa e tecnologia”, alertou Riva.

Na oportunidade, os participantes prestigiaram palestras sobre meio ambiente e a apresentação de um vídeo sobre “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O secretário também chamou a atenção para a importância da área de pesquisa para a sociedade e “para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações”, completou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76049/visualizar/