Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Agosto de 2011 às 08:08

    Imprimir


As centenas de páginas do relatório final da comissão oficial que investigou os atentados terroristas de 11 de setembro podem parecer cansativas, repetitivas e impenetráveis para a maior parte dos leitores. Foi assim que pensou Ernie Colón, um veterano artista de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos. Pouco tempo depois de os detalhes da comissão serem divulgados, ele se reuniu com seu colega Sid Jacobson e juntos criaram uma adaptação daquelas informações em um livro de histórias em quadrinhos.

"The 9/11 report: a graphic adaptation" (O relatório do 11/9: uma adaptação gráfica), lançado em 2006, é uma tentativa de tornar as informações da comissão mais conhecidas, eles explicaram. "Estamos buscando clarificação", explicou Colón ao jornal americano "USA Today", quando sua adaptação foi lançada.

Para os autores, é difícil chamar a obra de "história em quadrinhos", por mais que este seja o formato do trabalho. "Não é uma dramatização. É a história da investigação... É jornalismo gráfico", disse o autor.

saiba mais

Colón contou que tentou ler as mais de 400 páginas do relatório formal sobre a investigação, masque não conseguiu passar da página 50. "Para um relatório de governo, é ele é bem escrito, mas ainda é muito difícil de acompanhar, com muitos nomes árabes e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em diferentes lugares", disse.

Quadrinhos
Por mais que o assunto seja um dos mais sérios que se possa imaginar e que os autores prefiram chamar de "jornalismo gráfico", a história da investigação foi traduzida e se tornou muito mais acessível através de um trabalho que é lido exatamente como uma história em quadrinhos.

Era difícil ser diferente, considerando que Colón já trabalhou para a Marvel e para a DC Comics, onde coordenou trabalhos de lançamento de histórias do Lanterna Verde, da Mulher Maravilha e de The Flash. Seu parceiro na empreitada, Jacobson foi editor-chefe da Harvey Comics, e executivo da Marvel.

É possível perceber no trabalho, entretanto, um grande cuidado para apresentar com bom-gosto e sem banalização o desenrolar da história, que inclui os atentados, mas também a recuperação dos fatos desde o surgimento dos terroristas. A HQ reproduz detalhes da investigação, montando uma linha do tempo em que fica fácil de entender os fatos que geraram o atentado.

Página de "The 9/11 report: a graphic adaptation" (O relatório do 11/9: Uma adaptação gráfica), lançado em 2006 (Foto: Reprodução)
Página de "The 9/11 report: a graphic adaptation" (O relatório do 11/9: Uma adaptação gráfica), lançado em 2006 (Foto: Reprodução)




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78822/visualizar/