Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 13 de Agosto de 2011 às 23:40

    Imprimir


Os republicanos da Irlanda do Norte lançaram coquetéis molotov contra a polícia, roubaram e queimaram veículos após uma grande passeata protestante passar perto de áreas católicas na cidade de Londonderry neste sábado (13).

Sete pessoas foram presas e acusadas por atentados e tumultos após o desfile anual "Apprentice Boys Parade" e um protesto de republicanos nas proximidades.

Protestantes pró-britânicos marcham todos os verões para comemorar acontecimentos históricos, particularmente vitórias militares britânicas, às vezes provocando uma reação violenta de republicanos irlandeses, principalmente católicos.

Milhares assistiram ao desfile de cerca de 10.000 meninos hoje. Após o desfile, republicanos lançaram coquetéis molotov contra a polícia e atacaram veículos policiais blindados.

Uma mulher e sua filha foram arrancadas do carro, que foi levado, segundo porta-voz da polícia. Outro carro foi queimado em outra parte da cidade e uma van do serviço de correios foi apreendida e incendiada por quatro homens mascarados. Não há relatos de feridos.

A Irlanda do Norte, controlada pelos britânicos, foi recentemente palco de alguns de seus piores episódios de violência desde 1998, quando um acordo de paz colocou fim a 30 anos de conflito, que matou cerca de 3.600 pessoas.

O acordo abriu caminho para um governo de partilha que reuniu os protestantes, que querem que a Irlanda do Norte permaneça parte do Reino Unido, e nacionalistas irlandeses.

A violência tem diminuído, mas a polícia diz que a atual ameaça de grupos dissidentes que se opõem ao acordo de paz é a maior desde que o acordo foi assinado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79814/visualizar/