Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Agosto de 2011 às 22:21

    Imprimir


O cooperativismo em Mato Grosso vem crescendo em ritmo acelerado. Nos últimos 20 anos o número de cooperados cresceu 1.279%, saltando de 17.511 mil em 1989, para 223.318 mil este ano. As cooperativas também deram um salto nesse período de 236%, saindo de 75 para 177 cooperativas em 10 Ramos, dos 12 existentes. As cooperativas também estão empregando mais 280%, onde em 1989 eram 2.467 funcionários para 6.900 em abril deste ano. “Esse crescimento é fruto de um investimento grande e de forma contínua na educação e profissionalização de nossos dirigentes, cooperados e colaboradores”, ressaltou o presidente da OCB/SESCOOP – MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Segundo ele, “o cooperativo em Mato Grosso cresce numa média de 18% ao ano”.

Para promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo mato-grossense, através do conhecimento, troca de experiência, intercooperação e integração sistêmica, é que acontece há quatro anos o Encontro de Governança Cooperativa. Organizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso - OCB/MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso - SESCOOP/MT, o evento reúne dirigentes, executivos e lideranças cooperativistas, para planejar os futuros passos desse Sistema que existe há mais de 100 anos no Brasil.

Este ano o IV Encontro de Governança já foi realizado nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Tangará da Serra e para encerrar o ciclo, hoje (12/08) em Cuiabá. Essas ações fizeram com que a participação da população aumentasse 282% no sistema cooperativista mato-grossese. No ano 2.000 a participação da população de forma direta e indireta era de 9,37% e em 2010 esse número chegou a 22,56%, um índice bem maior que o nacional que é de 15%. A participação do cooperativismo na População Economicamente Ativa (PEA) também cresceu na ordem de 391%, saindo de 2,95% para 11,55%.

Hoje as cooperativas estão presentes, efetivamente, em 73,24% dos municípios de Mato Grosso, o que representa104 cidades, dos 141 existentes. Para o superintendente da OCB/Sescoop – MT, Adair Mazzotti “o modelo de governança ideal, é capaz de perceber oportunidades, promover a inovação e crescer com conhecimento e segurança”. Mazzotti diz ainda que os Encontros de Governança promovem o aperfeiçoamento dos negócios, fortalece as cooperativas e tornam a governança mais homogênea. “São nesses espaços que acontece a intercooperação entre diferentes cooperativas e amplia a relação com os setores públicos e privados”.

No Brasil o cooperativismo também assume uma força muito grande. O presidente da OCB Nacional/SESCOOP Nacional/CNCOOP, Márcio Lopes de Freitas, ressalta que mais de 30 milhões de pessoas então engajadas ao cooperativismo, são 6,6 mil cooperativas presentes nos 27 estados e no Distrito Federal e mais de 9 milhões de associados. “Nossa força social e econômica é muito grande e para se ter uma idéia, este ano as cooperativas vão faturar mais de 100 bilhões de reais e mais de 40% de tudo que se produz no Brasil vem de uma cooperativa”.

O diretor da ACI - Aliança Cooperativa Internacional no Brasil, Américo Utumi, disse que o Brasil “tem um grande potencial cooperativista, pois pouco mais de 5% da população é associada e nos Estados Unidos, por exemplo, que é capitalista, um terço da população é associado a uma cooperativa de crédito”. Utumi pondera que o cooperativismo “é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social e que os europeus e americanos descobriam isso há muito tempo, tanto que no mundo são mais de 800 milhões de pessoas cooperadas”.

Participou do Encontro também, o Ministro do Tribunal de Contas da União, André Luiz de Carvalho, que disse que “a capacitação dos dirigentes e conselheiros de cooperativas é muito importante e provoca mudança de compreensão e de comportamento, formando melhores gestores do dinheiro publico em prol do bem comum”. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79939/visualizar/