Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 12 de Agosto de 2011 às 15:17
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Terminal da Salgadeira, ponto turístico do Parque de Chapada: acesso aos turistas está impedido
Terminal da Salgadeira, ponto turístico do Parque de Chapada: acesso aos turistas está impedido

O juiz da 2ª Vara de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), Eduardo Calmon, acatou pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que solicitou, por meio de uma ação civil pública, o cancelamento do protesto que iria ocorrer na Uodovia MT-251, que liga Cuiabá ao município.

O protesto, que seria realizado pela Associação de Guias Turísticos e Associação de Comerciantes do município, era para cobrar de autoridades competentes a reaabertura do Complexo da Salgadeira e do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, dois dos principais pontos turísticos da região.

A Salgadeira foi interditada pela Justiça, por meio de um pedido do Ministério Público Estadual, no dia 27 de outubro do ano passado. Conforme o órgão, o local estava com diversas irregularidades no funcionamento.

O Parque Nacional, na parte que atinge o Véu de Noiva e trilhas de outras cachoeiras, foi fechado no dia 1º de julho passado, por falta de monitores que possam acompanhar turistas e guias turísticos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o fechamento é por tempo indeterminado.

Até então, o pagamento desses monitores era realizado pela Prefeitura de Chapada. Porém, no entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e acatado pelo prefeito do município, Flávio Daltro (PP), como o Parque Nacional é responsabilidade do Governo Federal, o pagamento de funcionários deveria ser feito por ele.

Conforme um dos representantes da Associação dos Comerciantes de Chapada dos Guimarães, o empresário Ricardo Sarmento, o pedido do MPE foi realizado, devido ao grande fluxo de veículos que passa pela rodovia diariamente, que leva tanto à Chapada como ao município de Campo Verde (130 km ao Sul de Cuiabá).

Com o cancelamento, o objetivo das associações, agora, é realizar, na próxima semana - na terça-feira (16) ou na sexta-feira (19) - uma outra ação. Desta vez, na Câmara Municipal, para cobrar do Poder Legislativo e demais entidades uma providência em relação à Salgadeira e ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, como um todo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/79990/visualizar/