Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Agosto de 2011 às 07:32
Por: DANIELLY TONIN

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos abriu um inquérito administrativo para apurar as circunstâncias que envolveram a fuga de cinco menores da Unidade de Internação do Sistema Sócioeducativo de Rondonópolis, ocorrida na madrugada de ontem. A suspeita é de que possa ter havido facilitação por parte dos agentes. Ainda hoje uma equipe da Secretaria, a pedido do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, estará em Rondonópolis para iniciar a coleta de depoimentos dos sete servidores que estavam de plantão no momento da fuga.

De acordo com a superintendente do Sistema Sócioeducativo, Lenice Silva dos Santos, a fuga é inexplicável, já que hoje a unidade conta com apenas 21 internos e uma equipe composta por sete agentes para cada um dos plantões. Há alguns meses, a realidade era bem diferente, o sócioeducativo tinha apenas dois agentes para cada plantão, para atender 50 menores internos. “É toda esta situação que causa mais estranheza com relação à fuga e levanta a suspeita de que houve facilitação”, destacou.

A superintendente frisou ainda que o sócioeducativo passou recentemente por reformas para trazer melhorias na estrutura física, mas que, mesmo assim, não atende às normativas vigentes. Lenice lembrou que o espaço que abriga os internos do sócioeducativo de Rondonópolis era uma antiga delegacia, que foi readaptado para receber os internos provisoriamente.

A alternativa, segundo a secretária-adjunta do Sistema Sócioeducativo, Vera Araújo, é a construção do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que contará com um espaço para internação. “No caso de Rondonópolis, a solução é fazer uma nova construção, pois o local que abriga o sócioeducativo é totalmente inadequado”, afirmou a secretária, que está em Brasília para obter os recursos para iniciar as obras da construção do NAI em Rondonópolis, que será a primeira cidade do Estado a contar com o núcleo.

FUGA – Os cinco internos do sócioeducativo fugiram por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Eles cerraram os cadeados e grades da cela e escaparam com o auxílio de uma corda feita com lençóis – conhecida como “maria-teresa”. A Polícia Militar foi chamada e iniciou a realizar rondas pela região logo em seguida, mas até o fechamento desta edição não tinham sido recapturados.

Entretanto, a superintendente do sistema sócioeducativo disse que a Secretaria de Estado de Segurança Pública já conta com as informações necessárias para promover a recaptura dos internos. “Temos recapturado todos os internos que fugiram no Estado. Creio que isto também deve ocorrer em Rondonópolis”, disse.

Entre os fugitivos, dois já têm mais de 18 anos, mas continuavam como internos para finalizar a pena da medida sócioeducativa. De acordo com a legislação, a pena pode ser cumprida em medida sócioeducativa até que o interno complete 21 anos. No entanto, caso sejam recapturados, os dois deverão ser automaticamente encaminhados à Cadeia Pública de Rondonópolis. “Como eles cometeram outro crime, que é a fuga, devem cumprir o restante da pela no sistema prisional”, explicou.



Os cinco internos do socioeducativo fugiram por volta das 4 horas da madrugada de ontem. Eles cerraram os cadeados e grades da cela e escaparam com o auxílio de uma corda feita com lençóis

FUGA SOCIOEDUCATIVO

Lessa abre inquérito administrativo por suspeita de facilitação.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80235/visualizar/