Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 09 de Agosto de 2011 às 16:11

    Imprimir


Começa nesta terça-feira, 9 de agosto, o curso de capacitação em bem-estar animal e abate humanitário de bovinos, suínos e aves, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). O treinamento faz parte do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps) e tem como objetivo capacitar docentes e profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas relacionadas.

O programa Steps busca inserir o tema no conteúdo programático das disciplinas da UFMT, como Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Até a próxima quinta-feira, 11 de agosto, o treinamento vai preparar os profissionais participantes para que sejam multiplicadores de boas práticas de manejo.

Temas como comportamento, área de descanso, técnica de sangria, bem-estar animal x qualidade da carne serão tratados na capacitação, que acontece no campus da UFMT. O curso é gratuito e todos os participantes recebem material didático de apoio, incluindo manuais e DVDs. Nos dia 16, 17 e 18 de agosto, o mesmo treinamento será realizado no Campus da UFMT em Sinop (MT).

Saiba mais

O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida do animal incluindo ambiente adequado, dieta, saúde, e longevidade, entre outros critérios.

A definição segue premissas básicas como: manejar cuidadosamente as várias etapas da vida do animal, de forma adequada para reduzir o estresse e evitar contusões e o sofrimento desnecessário, desde o nascimento, criação e no transporte; proporcionar dieta satisfatória, apropriada e segura, adequada às diferentes fases da vida do animal; assegurar que as instalações sejam projetadas apropriadamente, de forma a garantir a proteção e a possibilidade de descanso dos animais; manter o ambiente de criação em condições higiênicas.

A WSPA lançou, em junho de 2006, um documento com critérios uniformes para a proteção dos animais em todo o mundo: a Declaração Universal de Bem-Estar Animal (Dubea). O acordo estabelece diretrizes básicas de bem-estar, reconhecendo os animais como seres sencientes (que têm sentimentos) e sua proteção como importante meta para o pleno desenvolvimento social das nações.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80463/visualizar/