Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 06 de Agosto de 2011 às 09:08

    Imprimir


Ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Denise realizou um dia de ações voltadas ao esclarecimento da população sobre uma doença que vitima milhares de pessoas todos os anos. A campanha denominada “Dia D de Combate a Hepatite” contou com três equipes de vacinação entre as 08hs até as 21hs na Praça Brasília, no centro de Denise.

Considerada a maior pandemia mundial da atualidade, 60 a 80% dos casos se cronificam em 15 a 20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e de 1 a 2% para hepatocarcinoma. O Brasil é hoje um país que tem portadores crônicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos do Organização Mundial da Saúde, de nível mediano cerca de 1 a 3%.

De acordo com a Secretária Municipal de Denise, Clestiane Aparecida, por conta do trabalho realizado pela atual gestão nenhum caso foi registrado no municipio nestes últimos 30 meses, sendo que em 2010 um caso foi notificado, mas acabou não sendo confirmado após exames laboratoriais.

“Mantemos um trabalho vigilante com apoio dos agentes comunitários de saúde, campanhas e outras ações que estão apresentando resultados importantes e animadores” destacou a titular da saúde.

O prefeito municipal, José Roberto Torres, esclareceu que seu governo não tem medido esforços no sentido de investir em campanhas preventivas, o que segundo ele, diminui consideravelmente os gastos com a saúde do cidadão, além de lhe proporcionar melhor qualidade de vida.

“O trabalho preventivo é muito importante e acreditamos que este é o caminho da saúde pública no Brasil, investir na prevenção, isso diminuirá as filas nas unidades de saúde e hospitais, consequentemente haverá redução no gasto com tratamento e remédios” avaliou Torres.

A Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, quando o portador crônico descobre por acaso ser portador, até a doença fulminante e fatal, estas são mais frequente nas formas agudas.

Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas.

Quadro clinico

A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose. (Colaborou Wikipédia)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/80895/visualizar/