Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 28 de Julho de 2011 às 14:16
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


O nome do prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, figura mais uma vez na lista dos 100 melhores prefeitos do Brasil, e está entre os melhores de Mato Grosso. Esta é a segunda vez que o gestor figura na lista, após uma avaliação feita pela empresa M.S Brasil junto aos ministérios, sites governamentais e leis d responsabilidade fiscal. A classificação é feita após checagem de dados que comprovam a responsabilidade administrativa e econômica, bem como o comprometimento com as pessoas que fazem parte do município.

O Chefe do Poder Executivo Municipal foi recentemente apontado pelo Instituto Prodata, o 5º melhor prefeito de Mato Grosso avaliado pela população. O diretor do instituto, Mauricio Munhoz, revelou que o Prodata/Folha Pesquisas realizou levantamento em todos os municípios do estado, nestes primeiros meses do ano, e que a avaliação do atual prefeito de Nortelândia é excepcional se comparada a dos demais colegas, Ainda de acordo com ele, Neurilan Fraga possui a quinta melhor avaliação entre os prefeitos de Mato Grosso, ficando atrás apenas dos gestores de municípios considerados ricos, grandes produtores, onde os prefeitos possuem melhores condições financeiras por conta da arrecadação.

Munhoz acredita que a avaliação é fruto do trabalho realizado pelo administrador que está conseguindo dar respostas à população, provocando a geração de emprego e renda e principalmente elevando a auto-estima dos cidadãos com as obras de transformação da cidade.

Em Abril deste ano, o mesmo instituto constatou que a população de Nortelândia aprova a atual gestão. Os pesquisadores perguntaram as pessoas como que elas avaliam a atual administração do prefeito Neurilan Fraga (PR), e 81,5% responderam que aprovam sua gestão, e apenas 15% não concordam com a forma que é gerido o município.

Deste universo de 81,5%, 38,5% disseram que é boa, 30.5% regular, 12,5% ótima, 8,5% que é ruim e 6,5% avaliaram como péssima e não souberam ou não quiseram responder 3,5% dos entrevistados.

A prestação de contas da administração do gestor foi elogiada pelos conselheiros do Tribunal de Contas, que inclusive deu nota 10 para a Educação de Nortelândia, frente aos investimentos feitos na melhoria da área como recuperação dos prédios das escolas e no preparo dos profissionais para o ensino aprendizagem dos alunos da rede pública municipal. O município também contemplado neste ano como um dos 100 melhores na área educacional do país e entre os 100 melhores na área da Saúde.

Na saúde a atual administração investiu pesado para garantir a população um atendimento de qualidade, com a aquisição de modernas ambulâncias, veículo com ar condicionado para transporte de pacientes com tratamento fora de domicilio, que antes viajavam amontoados em ambulância num total desconforto. A farmácia do município triplicou o número de remédios para atender a população. Instalou o Programa Sorriso Saudável que cuida de dezenas de crianças com o serviço de ortodontia gratuitamente. Este tratamento por ser caro, só estava acessível às pessoas com poder aquisitivo, e agora está disponível para as famílias carentes de Nortelândia. Foi implantado ainda o Dentista do Trabalhador, que atende no período noturno aqueles que trabalham durante o dia e não podem ir a uma unidade de saúde.

A administração imprimiu um novo ritimo na cidade nestes primeiros 30 meses de governo, transformando a cidade com obras físicas em todos os setores e paralelamente desenvolve um audacioso programa de geração de emprego e renda. A cidade é um canteiro de obras, hoje cerca de sete obras estão em andamento, na área de educação, saúde e infraestrutura, gerando mais de 50 empregos diretos e fomentando o setor da construção civil, já que grande parte dos materiais usados nas obras são adquiridos nas lojas do ramo em Nortelândia.

São obras como construção da Praça das Palmeiras, reconstrução da Praça Edgar de Araújo e reforma da Praça Marley Barreto, recuperação dos prédios públicos, construção de um posto de saúde e de uma creche municipal no bairro da ponte, além da pavimentação de diversas ruas e avenidas nos bairros Joaquim da Silva, Bandeirantes, Centro, Cohab, da Ponte e Centro, reforma e ampliação dos prédios das antigas escolas 26 de Julho e Tancredo Neves, Júlio Praxedes e Caetano Dias, reforma e ampliação dos prédios sede da prefeitura e da Casa da Cultura, construção de um viveiro de mudas, reforma e criação das instalações do Parque Agroindustrial, onde estão concentrados os projetos de geração de renda da Zona Urbana, construção do Ginásio Poliesportivo Gazim no Bairro Bandeirantes e do Mini Estádio Edésio Marques no Bairro Joaquim da Silva, entre outras tantas obras erguidas neste período.

É visível o aquecimento na economia local dado os investimentos privados que estão sendo feitos por empresários locais, na reforma, ampliação e melhoramentos da sede de suas empresas, como é o caso de um hotel que está sendo construído na área central da cidade. A população está entusiasmada com o novo momento e também está respondendo positivamente, reformando suas casas e construindo novas residências.

Foram implantados vários projetos que estão mudando a vida das famílias envolvidas, como é o caso do Projeto IS MARY JEANS em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão, na fabricação de calças e bermudas para indústrias brasileiras e que também atende o mercado local, bem como o Projeto João de Barro que atende o Estado de Mato Grosso com peças ornamentais feitas de argila, entre outros programas e projetos que atendem centenas de pessoas que estavam fora do mercado de trabalho e a criação da Casa do Artesão, onde são expostos os trabalhos dos artesãos da cidade e o projeto Arte da Mata que é desenvolvido em parceria com o Grupo Camargo.

O balcão de empregos é um destes exemplos, responsável por colocar no mercado de trabalho regional mais de 200 pessoas, inclusive contribuindo com o transporte destes trabalhadores até as empresas diariamente, injetando na economia mais aproximadamente R$ 200 mil reais e reinserindo na economia os que estão fora do mercado de trabalho, na sua grande maioria jovens.

Na área rural foi implantado um projeto que revolucionou o setor, e em parceria com o Sicredi, estão em andamento 07 agroindústrias, entre elas um laticínio que está processando e empacotando o leite produzido na zona rural e um frigorífico para abate de aves. Foi criada a feira do pequeno produtor rural as quartas-feiras, onde são comercializados os produtos oriundos da atividade rural. Brevemente o município inaugurará uma fábrica de ração que produzira alimento animal a um custo infinitamente menor que o praticado no mercado, contribuindo para melhor rentabilidade do produtor rural e um novo frigorífico para abate de aves com capacidade para abater 1.000 aves, inclusive com o selo da vigilância sanitária estadual, que permitirá a comercialização do produto em todo o Estado. Um mini laticínio que está em fase de construção vai produzir doces, queijos e outros alimentos derivados do leite, aumentando a rentabilidade dos produtores de leite.

Todos estes negócios na área rural são administrados por uma cooperativa criada pelo município em parceria com os produtores, e que inclusive administra máquinas, tratores e implementos agrícolas que os atendem. Do quadro ainda fazem parte engenheiro agrônomo, técnico agrícola e médico veterinário para orientar os produtores rurais. O município mantém ainda um programa de recuperação e manutenção das estradas vicinais que nunca fora feito antes, mantendo durante todo o ano as estradas em ótimas condições de tráfego.

O setor turístico é outro que recebeu atenção do atual governo, por ser considerado mola propulsora do desenvolvimento econômico, que gera renda para os envolvidos diretamente e empregos indiretos, fortalecendo a economia. Os eventos existentes foram aprimorados e outros criados pela administração para atrair turistas como o Forro na Praça e Carnapraia movimentam os setores de restaurantes, hotelaria, postos de gasolina, lanchonetes, supermercados e de confecção. Está em andamento à construção de um grande centro turístico, que será responsável colocar a cidade na rota turística do Estado. A praia Nortefly está recebendo grandes investimentos que esta transformando o local, com a pavimentação da entrada e saída da praia, construção de praça de alimentação, arena de shows, quadras poliesportivas, lagoa com peixes nativos da região, entre outras melhorias.

No último final de semana, milhares de pessoas visitam a cidade por conta da tradicional Festa de Santana, padroeira da cidade, que está na sua 52ª edição, e elogiaram a transformação ocorrida na cidade nestes dois anos e meio da atual gestão. Para muitos os investimentos feitos rejuvenesceram a cidade, tornando-a a atraente e mais bonita, levantando a autoestima da população, enchendo de orgulho aqueles que vivem em Nortelândia.

Sobre o prêmio que receberá pela segunda vez consecutiva, o prefeito Neurilan Fraga, disse que é fruto da unidade da sociedade, vereadores, servidores e secretários municipais, na construção de uma nova Nortelândia.

“A cidade que antes era considerada uma das piores da região hoje é vista completamente diferente por conta do que conseguimos evoluir nestes 30 meses de governo” ressaltou o prefeito.

Ele ponderou que embora tenha feito muito em dois anos e meio de governo, há ainda muito a ser feito dentro do seu projeto de governo, e citou como exemplo a Praia Nortefly que é um projeto para ser concluído em três etapas, sendo que a primeira está em fase final de conclusão.

“As pessoas afirmam que em dois anos fizemos muito mais que em 16 anos anteriores, mas eu credito isso é fruto da consciência da população, que tem apoiado nossas ações e entendido nossa forma diferente de governar” destacou Fraga.

O prêmio JK será entregue durante o  8º Encontro Nacional de Prefeitos – Prêmio Juscelino Kubitscheck, que ocorrerá de 25 e 28 de agosto em Florianópolis (SC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82202/visualizar/