Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 28 de Julho de 2011 às 13:07
Por: Evelyn Ribeiro

    Imprimir


Afastado do cargo após determinação da Justiça o vice-prefeito de Tangará da Serra(239 Km ao Médio Norte), José Jaconias (PT) foi ouvido em depoimento na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira(27). Ele e o prefeito Júlio César Ladeia (PR) são suspeitos de cometer irregularidades na contratação da Oscip Idheas responsável para cuidar da saúde pública da cidade. A Oscip foi alvo da operação Hygeia, da Polícia Federal.

Ladeia prestou depoimento no dia 18 de julho e Jaconias compareceu ao local pela segunda vez porque não estava acompanhado de um advogado. O depoimento teve que ser anulado. Já foram ouvidas 18 testemunhas e a previsão é que de ainda na tarde desta quinta-feira (28) a delegada da Polícia Federal , uma agente e duas gestoras do Idheas sejam ouvidas. O prejuízo ocasionado pela irregularidade é de mais R$ 1 milhão.

O vice-prefeito, José Jaconias, alegou que um processo seletivo de nível médio e superior foi aberto, porém como houve um pedido de prorrogação para o nível superior onde seriam contratados médicos, enfermeiros, dentistas a prefeitura continuou parcialmente o contrato com o Instituto. ”Suspendemos o pagamento no mês de fevereiro e março, estou tranqüilo porque todas medidas administrativas foram tomadas e eu penso que a Câmara vai verificar isso sem palanque político e com justiça”.

Jaconias afirmou ainda que está confiante porque neste período apenas substituiu Ladeia e nega qualquer envolvimento em ato de improbidade. “Mesmo sem saber que havia a investigação da Polícia Federal meu nome nunca havia sido citado, mantivemos uma parte do contrato e outra foi cancelada para não dificultar o acesso a saúde no município”.

De acordo com o advogado do prefeito Ladeia, Giorgio Aguiar, que está acompanhando os depoimentos na Câmara, a avaliação a cerca do prejuízo é de responsabilidade total da Oscip, já que o prefeito estava respaldado e contratou os serviços por necessidade, excluindo assim a culpa do gestor.

Ele acrescentou ainda que em depoimento várias testemunhas negaram a participação do prefeito e vice em alguma irregularidade, além de estar com o recurso contra o afastamento de Ladeia pronto para ser protocolado em Cuiabá e entregue nesta sexta-feira(29), em Tangará. Com o afastamento dos gestores o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Romanhuk (DEM) está a frente da prefeitura.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82214/visualizar/