Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 21 de Julho de 2011 às 10:39
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, em Novo Mundo (790 km  ao Norte de de Cuiabá), um trator de esteiras e outro de pneus, usados para retirada ilegal de madeira da floresta. Segundo o gerente executivo do órgão em Sinop, Evandro Selva, os desmatadores também agiam em Guarantã do Norte e Alta Floresta.

Foram lavrados sete autos de infração por corte de árvores em Área de Preservação Permanente (APP), exploração de floresta nativa sem licença, venda de madeira ilegal e por porte ilegal de motosserra. As multas ultrapassam R$ 53 mil.

Segundo Rafael Santana, coordenador da ação, há um ano, uma equipe de fiscalização do Ibama fez uma operação no mesmo local, onde houve apreensão de caminhões carregados de toras de madeira e tratores. Esta semana, o Ibama retornou ao local para verificar se a área continuava a ser explorada. Lá, foram constatadas novas clareiras.

O fiscal relatou a descoberta de que um grupo de pequenos proprietários financiava a abertura de uma estrada de aproximadamente dez metros de largura, por quatro quilômetros de comprimento. “Além disso, aproveitaram o ensejo para vender as árvores com valor comercial que derrubaram, antes de efetuar o desmate raso de toda a área, visando ao plantio de grama para criação de gado”, informa Rafael, por meio da assessoria.

A apreensão se deu com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), do Ibama, que disponibilizou um helicóptero e quatro viaturas. A aeronave fez um voo de reconhecimento para identificar se havia exploração no local, enquanto as equipes de terra aguardavam na saída do ramal (acesso vicinal à área).

O fiscal explica que, “como era previsto, o barulho do helicóptero fez com que os infratores se assustassem e se evadissem do local, passando justamente por onde estavam os agentes do Ibama, de prontidão, prontos para detê-los”.

Os autos de infração serão encaminhados ao Ministério Público e os infratores sofrerão as sansões criminais previstas. Os tratores foram recolhidos para um pátio.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82782/visualizar/