Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 18:01

    Imprimir


O governo boliviano está em busca de financiamento estrangeiro para destruir 907 toneladas de folhas de coca confiscadas do narcotráfico, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial.

A tarefa, até 2010, foi realizada com ajuda financeira da Divisão de Assuntos Antinarcóticos (NAS) da embaixada dos Estados Unidos. O chefe da direção de Controle de Coca e Industrialização do Ministério de Desenvolvimento Rural, Luis Cutipa, afirmou à Agência Efe que a entidade americana financiava todo o processo para destruir as plantas confiscadas, incluindo sua transferência de outras regiões até Cochabamba, no centro do país, para incineração.

"Eles nos ajudaram a duras penas em 2010, queríamos chegar a 1,5 milhão de libras destruídas (680 toneladas), mas não conseguimos. E neste ano nos disseram que já não há mais fundos", disse Cutipa.

No ano passado, as autoridades incineraram 445 toneladas de coca, e agora o governo de Evo Morales pretende destruir outras 907 toneladas armazenadas em depósitos estatais, o que pode custar até US$ 300 mil.

Cutipa afirmou que a Bolívia também busca financiamento europeu para continuar desenvolvendo um projeto, iniciado em 2010, para usar uma parte da coca confiscada na fabricação de fertilizantes.

Os usos tradicionais e culturais da coca na Bolívia são reconhecidos e defendidos na Constituição promovida por Morales e vigente desde 2009, mas a planta também é desviada ao narcotráfico para a produção de cocaína.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83135/visualizar/