Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 15:25
Por: Nathália Blanco

    Imprimir


A Associação Paulista de Medicina, por intermédio de seu Departamento de Nutrologia, promove no dia 28 de julho de 2011 reunião sobre menopausa. A primeira palestra tratará das Condutas Médicas na Terapia de Reposição Hormonal (TRH); a segunda abordará o tema Fatos e Controvérsias do uso de suplementos nutricionais como substituto do TRH.

Segundo a dra. Angela Maggio da Fonseca, livre-docente em ginecologia e professora da Faculdade de Medicina da USP, não são todas as mulheres que precisam de reposição hormonal no climatério, período da última menstruação. “Sintomas clínicos como ondas de calor, sudorese, dores articulares, insônia e alterações nas mucosas e na pele indicam a necessidade do tratamento” afirma.

O melhor tratamento deve ser definido analisando-se os riscos metabólicos que a mulher corre e com base na prevenção do câncer. Além disso, a paciente é parte essencial na tomada da decisão, e deve opinar sempre.

O TRH pode apresentar alguns efeitos colaterais, mas também tem vantagens valiosas “Estes efeitos são quase nulos se o tratamento for feito corretamente adaptando o hormônio à paciente. Alguns possíveis efeitos colaterais são os inchaços e aumento de peso, mas em compensação melhora a qualidade de vida, extinguindo os sintomas, além de proteger os ossos, a pele e o aparelho cardiovascular”, pondera Angela.

A alimentação também é parte importante para que os efeitos da menopausa sejam menos intensos. Devem ser utilizadas proteínas e frutas – como fonte de vitaminas. A fim de evitar o aumento do mau colesterol e diminuir o risco cardiovascular, deve-se ter o consumo de gorduras e açúcares, como carne de porco e chocolate, diminuído. Outra recomendação importante é a prática regular de exercícios físicos, sendo mais indicada a caminhada de uma hora por dia.

A equipe de especialistas para o tratamento dos sintomas da menopausa é multidisciplinar, sendo os principais envolvidos ortopedistas, reumatologistas, nutricionistas e, é claro, ginecologistas.
Reunião Científica de Nutrologia
Tema: Menopausa
Data: dia 28 de Julho de 2011
Horário: 20h às 22h
Local: Auditório da APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188.4281






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83159/visualizar/