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Nacional
Domingo - 17 de Julho de 2011 às 23:11

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A Polícia Científica de Pernambuco em parceria com o Laboratório de Genética da Bahia terminou no sábado (16) a identificação de todos os 16 corpos das vitimas do acidente com o avião bimotor da Noar Linhas Áreas que ia de Recife (PE) para Mossoró (RN) e caiu apenas três minutos após decolar do aeroporto Gilberto Freyrena na manhã de quarta-feira (13) em Recife.

Das 16 vítimas apenas o corpo da gerente de contas, Camila Suficiel Marino, 24, natural de São Paulo, foi necessário realizar exame de DNA para a identificação. Todas as vítimas tiveram como causa morte, apontada pelos médicos, politraumatismo, devido ao impacto na queda da aeronave.

De acordo com a polícia científica, nove vitimas foram identificadas através das Impressões Digitais (Perícia Papiloscópica), realizadas pelo IITB (Instituto de Identificação Tavares Buril) entre elas estão: Ivanildo Martins dos Santos Filho, Roberto de Souza Gonçalves, Rivaldo Maurílio Cardoso, Breno Márcio Tavares de Farias, Marcelo de Albuquerque Carneiro Campelo, Natã Braga da Silva, Maria da Conceição Oliveira, Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque e Antônia Fernanda Jalles.

Já seis corpos foram através da arcada dentária (Odonto Legal) no IML (Instituto de Medicina Legal) entre eles Raul Costa Farias Cintra, Jonhson do Nascimento Pontes, Débora Pontes de Oliveira Santos, Carla Sueli Barbosa Moreira, Marcos Ely Soares de Araújo e André Louis Pimenta Freitas.

Na manhã deste sábado foram entregues aos familiares os corpos de Natã Braga da Silva, Breno Márcio Tavares de Faria e de Débora Pontes de Oliveira Santos. No inicio da tarde, foram liberados os corpos de Carla Sueli Barbosa Moreira e de Camila Suficiel Marino. Por residir no interior do Rio Grande do Norte, familiares de Jonhson do Nascimento Pontes, resolveram só retirar corpo do IML na manhã deste Domingo.

Para o Gestor Geral da Polícia Científica, Francisco Sarmento, a policia científica de Pernambuco demonstrou competência na realização de exames de mais um trágico acidente aéreo. "Em condições piores recebemos os 50 corpos do acidente do Voo 447 da Air France, ocorrido em Maio de 2009 e conseguimos identificá-los. Todos os profissionais envolvidos nesses trabalhos estão de parabéns", disse Sarmento.

IDENTIFICAÇÃO

Cerca de 40 profissionais de diversas áreas, colaboradores da Universidade Federal de Pernambuco e da Polícia Milita participaram do processo de identificação.

No próprio dia do acidente, parentes ajudaram com informações sobre os pertences das16 vítimas. Também foram colhidas amostras biológicas para exame de DNA (saliva) de familiares como pai, mãe, filhos e irmãos.

As amostras biológicas para exame de DNA foram encaminhadas ao Laboratório de Genética Forense da Bahia, em Salvador. Peritos pernambucanos do IC (Instituto de Criminalística) chegaram à capital baiana, na noite de quinta-feira (14), para a realização dos exames de DNA.

As últimas vítimas a serem identificadas foram Camila Suficiel Marino, Carla Sueli Barbosa Moreira e Jonhson do Nascimento Pontes. A maioria das vítimas já foi enterrada ou cremada, segundo o cemitério Morada da Paz, em Recife.

ACIDENTE

O avião bimotor da Noar Linhas Áreas que ia de Recife (PE) para Mossoró (RN) caiu apenas três minutos após decolar do aeroporto Gilberto Freyrena na manhã de quarta-feira (13) em Recife, matando os 16 ocupantes.

Após decolar, o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que iria retornar. Em seguida, ele comunicou que tentaria um pouso forçado na praia de Boa Viagem.

O avião caiu em um terreno à beira-mar cerca de três minutos depois de decolar. Com o impacto, a aeronave pegou fogo e explodiu. Dezesseis pessoas --dois tripulantes e 14 passageiros-- morreram.

A diretora do IML (Instituto Médico Legal) de Pernambuco afirmou que a maioria das vítimas do avião morreu com o impacto da queda, antes da explosão.

"As análises preliminares mostram que a maioria [das vítimas] morreu em razão de politraumatismo, e não pelo fogo", afirmou a diretora do IML, Joyse Breenzinckr.

INVESTIGAÇÃO

Os gravadores da caixa-preta do avião danificados pelo fogo. No entanto, o presidente da comissão que investiga o acidente no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que, apesar dos danos, as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas. A afirmação foi feita em entrevista concedida à rádio Força Aérea AM.

Também serão analisados outros materiais coletados, como motores e hélices.

Segundo o delegado seccional de Boa Viagem, Guilherme Mesquita, responsável pelo inquérito que investiga o caso, os depoimentos de testemunhas e representantes da Noar vão começar na próxima segunda-feira (18).






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