Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Julho de 2011 às 15:47

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve chegar ao Brasil nos próximos dias para fazer um tratamento contra o câncer. A data exata ainda não foi definida.

Segundo a Folha apurou, o mais provável é que o presidente seja encaminhado ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A diretoria do hospital, onde o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também tratou um câncer, já foi contatada.

Anteontem, Chávez admitiu a possibilidade de ser submetido à radioterapia ou quimioterapia para combater o câncer. Ao contrário de versões publicadas na imprensa internacional, ele nega que a doença tenha afetado o cólon ou o estômago.

Dilma Roussef fez a oferta de tratamento no Brasil ao saber que o colega venezuelano realizou uma cirurgia em Havana, no mês passado, para retirada de um tumor.

As fontes ouvidas pela Folha não revelaram detalhes sobre como será o tratamento nem quem pagará por ele. Apenas confirmaram a decisão do mandatário de aceitar o convite.

Chávez diz ter extraído um tumor na região pélvica em 20 de junho. A cirurgia ocorreu em Havana sob segredo, mas, diante da especulação crescente, acabou tendo de admitir a doença.

Ao Brasil, a diplomacia venezuelana informou que o tumor está "encapsulado" (controlado) e reafirmou que o câncer não está instalado no intestino.

No poder desde 1999, Chávez deixou Cuba em 4 de julho. Ele alertou, ainda, que necessita seguir um tratamento médico rigoroso que o obriga a limitar suas aparições públicas e sua agenda de trabalho.

OUTROS TEMAS

Nesta sexta-feira, Chávez não mencionou a doença nem o tratamento médico nas primeiras mensagens enviadas pela manhã por meio do Twitter.

O presidente optou por saudar a população, convocar a sociedade pela luta por ideias e dar boas-vindas ao presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, em visita a Caracas.

"Olá, mundo pátrio. Glória ao bravo povo. A jornada começa nesta sexta-feira, 15 de julho. Eu mantenho a minha escalada e o meu novo regresso", disse o presidente, na sua mensagem, enviada por volta das 6 horas. "Em frente com a batalha de ideias em defesa do valor supremo da verdade", acrescentou ele.

Depois da sequência de mensagens, em entrevista por telefone à emissora estatal de televisão, TVN, Chávez anunciou que vai liberar recursos para o projeto de construção no Parque Bolívar conhecido como o La Carlota. O local tem área de 174 hectares. Ele disse que o objetivo é transformar o parque em um centro cultural.

Também, na entrevista à TVN, Chávez disse que quer acelerar o processo de transformação do sistema penitenciário em centros de treinamento. Segundo ele, a ideia é acabar com as máfias e curar o que chamou de "câncer social" existente nas prisões.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83512/visualizar/