Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 14:42

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso realizam na próxima quinta-feira, dia 14, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Olímpia, com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.

O evento será realizado nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Católica, no bairro Centro, com início previsto para às 07h00 e constará de palestras abordando a garantia dos direitos à terceira idade e discutirá quatro eixos temáticos: Eixo I – Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais; Eixo II – Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação de seus Direitos; Eixo III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos; e Eixo IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público.

A Conferência, segundo informou a primeira dama e secretária de Assistência Social, Maria José de Lima Medeiros (Zezita) é destinada aos próprios idosos, órgãos que trabalham a política da pessoa idosa e comunidade em geral.

“O objetivo é apresentar propostas centradas em melhorias que facilitem o dia-a-dia de muitas pessoas que desfrutam desta fase da vida, denominada de melhor idade”, disse a secretária, destacando que o encontro será útil porque levantará a necessidade de cada um e possibilitará traçar políticas públicas que atendam aos anseios da pessoa idosa.

Na Conferência, segundo ela, serão elaboradas propostas e eleitos delegados para representar o município na a Conferência Estadual prevista para o mês de agosto. 
 
Programação:
07h00   Credenciamento
07h30   Solenidade de abertura
08h00   Leitura e Aprovação do Regimento  Interno.
08h15   Apresentação Siriri e Cururu pelo Grupo  API “Vida Nova”
 
Apresentação de Painéis dos Eixos Norteadores
08h30   Palestra: 1º- Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais;
Palestrante: Maria Luzanira Alencar Neta (Assistente Social)
09h00  Palestra: 2º - Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos seus Direitos;
Palestrante: Hellen Cristina de Souza (Socióloga)
09h30   Palestra: 3º - Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;
4º - Diretrizes Orçamentárias, Plano integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: Conhecer para exigir; Exigir para incluir; Fiscalizar.
Palestrante: Dr. Isandir de Oliveira Rezende (Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa)
10h15    Coffee Break
10h30    Formação dos grupos para as oficinas
11h00    Retorno para o início dos trabalhos em grupo
11h30    Plenária e Apresentação das Propostas
12h00    Plenária Final e Escolhas dos Delegados
12h30    Encerramento




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83943/visualizar/