Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 10:23
Por: Ângela Gimenez

    Imprimir


Autora da lei municipal 1.982/10 que institui um programa de atendimento integral e humanizado às mulheres sorrisenses em estado de climatério ou pós-climatério, a vereadora Jane Delalibera (PR) está cobrando do Poder Executivo o cumprimento da mesma.

Sancionada em dezembro passado, a lei visa dar mais qualidade de vida à mulher, já que durante o climatério – período em que os hormônios vão progressivamente deixando de ser fabricados - ocorrem alterações físicas e psíquicas importantes. “A menopausa é um evento que acontece durante o climatério. Não são doenças, mas ocorrências naturais da vida das mulheres que, por causa dos sintomas, precisam de atenção”, justifica.
 
Segundo ela, com o cumprimento da lei, muitas mulheres, que por vergonha não procuram o médico, terão um atendimento mais direcionado, inclusive com a oferta de exames indicados para essa fase da vida, como mamografia e colposcopia.

Conforme a legislação, para participar do Programa, o Poder Executivo deverá selecionar profissionais de seu quadro funcional que receberão treinamentos para a apreciação de diagnósticos e prescrição de terapias de reposição hormonal.  “A Prefeitura poderá realizar parceira com empresas, laboratórios, faculdades, entre outros órgãos para viabilizar a infraestrutura necessária para a implantação do programa”, sugere.

O requerimento cobrando a aplicação da lei foi aprovado na sessão desta segunda-feira (11.07).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83980/visualizar/